Docente e pesquisadora da FCM abordam desenvolvimento infantil em livro sobre fisioterapia neuropediátrica
A docente e a pesquisadora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima e Denise Castilho Cabrera Santos discutem o desenvolvimento do bebê e da criança pequena em dois capítulos do livro Fisioterapia Neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. Lançada em 2021 pela Editora Manole, com organização das professoras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), Eloisa Tudella e Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, a publicação apresenta uma perspectiva contemporânea sobre avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de crianças com diferentes condições de saúde.
“Este livro é um divisor de águas para os profissionais que desejam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos no apaixonante universo da Fisioterapia Neuropediátrica. O conhecimento adquirido pode ser empregado na prática clínica visando à melhora da qualidade de vida dos bebês, das crianças e de suas famílias”, comenta a docente do DDHR Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, que ao lado da pesquisadora e colega de Departamento, Denise Castilho Cabrera Santos, e da pediatra Maura Mikie Fukujima Goto, assina o Capítulo 15 da obra, intitulado “Escalas Bayley de avaliação do desenvolvimento do bebê e da criança pequena”.
Pesquisadora colaboradora do DDHR da FCM e docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Denise Castilho Cabrera Santos também é responsável pelo Capítulo 14 da publicação, denominado Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê (AHEMD-IS). O artigo foi escrito em coautoria com a docente da Universidade do Texas, em Arlington, Priscila Caçola Tamplain.
Dirigida para alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da Sáude e que atuam na Neuropediatria, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, o livro conta ao todo com 50 capítulos, distribuídos em cinco seções: Fundamentos para a prática da Fisioterapia Neuropediátrica, Métodos e técnicas de avaliação do lactente, Métodos e técnicas de avaliação da criança, Condições específicas em Fisioterapia Neuropediátrica e Abordagens de tratamento em Fisioterapia Neuropediátrica.