Segunda edição do Winter Schools recebe estudantes de 13 nacionalidades

Enviado por Camila Delmondes em Wed, 04/07/2018 - 16:34

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp promove, de 2 a 6 de julho, mais uma edição do Winter Shools, um programa institucional de internacionalização desenvolvido pela FCM destinado a profissionais e estudantes de graduação em medicina, do Brasil e exterior, que desejam uma experiência de imersão na prática médica brasileira, na melhor universidade da América Latina. Até a sexta-feira, cerca de 40 participantes oriundos da Colômbia, México, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Costa Rica, Reino Unido, Irlanda, Estônia, África do Sul, Holanda e Brasil participam de workshops que envolvem atividades em diversos espaços da FCM e área de Saúde da Unicamp.

A cerimônia de abertura do Winter Schools, marcada pela recepção calorosa dos estudantes, aconteceu na manhã dessa segunda-feira (2), na sala da Congregação da FCM, e contou com mensagens de boas-vindas do reitor e da pró-reitora de graduação da Unicamp, Marcelo Knobel e Eliana Martorano Amaral; do diretor, diretor-associado e coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, Roberto Teixeira Mendes e Rodrigo Bueno de Oliveira; e do coordenador da divisão global do Santanter Universidades, Robson Gonçalves Bhering.

“O Winter Schools representa o esforço da FCM em contribuir com a internacionalização da universidade. Acreditamos que, através dele, promovemos trocas científicas e culturais que favorecem o desenvolvimento humano no contexto do campo médico”, disse em sua fala de abertura, o coordenador do ERI da FCM, Rodrigo Bueno de Oliveira.

Para a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral, os esforços de internacionalização têm crescido e se tornado cada vez mais forte na universidade. “Acredito que oportunidades como essa deveriam ser multiplicadas em outras unidades de ensino da Unicamp. Espero que o sucesso dessa experiência possa inspirar outras iniciativas similares”, afirmou.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, pediu sobretudo aos estudantes estrangeiros, que aproveitassem as trocas culturais proporcionadas pelo Winter Schools, inclusive, acompanhando ao lado de estudantes, professores e funcionários da Unicamp, a partida de futebol entre Brasil e México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, que seria transmitida no campus, poucas horas após o evento realizado na FCM.

“Vocês estão em uma das melhores escolas de medicina da América Latina. Espero que aproveitem o Winter Schools, ao máximo, e que essa experiência possa trazê-los de volta à Unicamp no futuro, quem sabe, como estudantes da pós-graduação”, disse Knobel.

Veja como foi a recepção dos estudantes da edição de 2018 do Winter Schools da FCM