Sessão solene comemora 50 anos de formatura da 3ª Turma do Curso de Medicina da Unicamp

Enviado por Camila Delmondes em Mon, 04/10/2021 - 17:07

“Vivíamos nos anos 70, politicamente num regime militar, onde tudo era proibido, por qualquer razão decretava-se uma intervenção militar [...] fomos punidos com suspensão e pagamos o pato [...] tivemos a colação cancelada, não recebemos diploma, com todas as consequências daí advindas [...] já chegava o serviço militar obrigatório, do qual tínhamos pavor.”

Acima, trechos do emocionante discurso proferido na última sexta-feira (1), pelo médico Jorge da Silva Prado Júnior, durante a sessão solene de comemoração especialmente realizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em comemoração aos 50 anos de formatura da 3ª Turma do Curso de Medicina. O primeiro evento presencial da FCM com público externo, após o período de retomada das atividades presenciais na universidade, contou com a participação de 32 egressos da turma, amigos, familiares, professores homenageados e autoridades da Unicamp.

“É muito significativo para os egressos da 3ª Turma de Medicina voltar 50 anos atrás na história, em um contexto muito difícil para a política do nosso país, e rememorar todos os efeitos que recaíram sobre eles, inclusive, com impacto na realização do exame de Residência Médica”, disse o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, durante a sua fala.

Na oportunidade, como efeito de reparação histórica, o diretor da FCM anunciou, também, a inclusão, pela Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, dos nomes dos egressos que ainda não constavam na lista da turma, a saber: Carlos Eduardo Morelli Salotti, Crescêncio Guilherme da Silveira Carvalho, Luiz Carlos do Carmo, Maria Lúcia Quaresma, Paulo Roberto Dias Westin e Zoroastro Cervini Andrade.

“Fico muito feliz de poder contribuir para reconstruir parte da história da turma. Faço um agradecimento público à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, sob a gestão do professor Ivan Toro, e intermédio do diretor da DAC, Fernandy Ewerardy de Souza”, disse Zeferino.

Presidente da mesa solene do evento, o pró-reitor de graduação da Unicamp e presidente da Associação de Ex-alunos e Amigos da FCM (ALUMNI), Ivan Felizardo Contrera Toro – na ocasião representando o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles – além de congratular os egressos pelas festividades do Jubileu de Ouro, destacou a pujança da Unicamp, na atualidade, em infraestrutura de cursos, alunos e produção acadêmica e científica.

“Tudo isso começou com vocês, alunos das primeiras turmas, que lutaram para que Campinas não tivesse apenas uma escola de Medicina, mas uma das melhores escolas médicas do Brasil, como de fato é a FCM hoje. A cidade precisava de uma faculdade criativa, tecnológica e inclusiva. Da FCM nasceu a Unicamp com seu espírito inovador, que contribuiu para a transformação da ciência no Brasil. Atualmente, estamos entre as melhores universidades da América Latina”, disse.

Participaram também da mesa de autoridades do evento, como professores homenageados: o diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy; o diretor da FCM na gestão 1984-1988, Antônio Frederico Novaes de Magalhães; fundadora do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (CIPOI) da FCM Unicamp, responsável pela implantação do programa da triagem neonatal na região de Campinas, Silvia Regina Brandalise; o chefe fundador do Serviço de Endoscopia do Hospital Fundação Centro Médico de Campinas, Nelson Ary Brandalise; e o chefe do Departamento de Clínica Médica da FCM de 1970 a 1978, Nelson Pires Modesto.

Assista a solenidade na íntegra.

Assista o apanhado geral da programação, que além da solenidade formal no Auditório, também teve plantio de árvore e descerramento de placa da turma no Jardim Memorial.


Parceria na realização de eventos


Considerando também a retomada dos eventos presenciais, para a comemoração de 50 anos da 3ª Turma de Medicina, a FCM contou com o apoio da ALUMNI e da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) e parceria das empresas Joalheria Marcello Campos, N’s Ideias, Diomar Benites - Gestão de Negócios Imobiliários, Restaura Móveis e Kopenhagen na realização da solenidade – que possibilitaram, além da decoração exuberante, a entrega de mimos aos convidados.

“Não podemos deixar de considerar que muitas empresas foram fortemente impactadas com as medidas de distanciamento social adotadas no enfrentamento da pandemia, sobretudo no setor de turismo e eventos. Participar e apoiar uma solenidade dessa importância para a FCM é uma oportunidade de também retomar e impulsionar as nossas atividades”, comentou a empresária Nádia Benites, da N’s ideias.

Fotos do evento