Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio

Enviado por Camila Delmondes em Thu, 27/09/2018 - 11:06
Muitas dúvidas surgem a respeito do assunto e muitos tabus persistem em nossa sociedade. Por isso, a Liga do Trauma da Unicamp, em parceria com a Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da mesma universidade e apoio dos bolsistas BAS, preparou um debate com o Prof. Dr. Carlos Filinto da Silva Cais, psiquiatra coordenador do Ambulatório de Transtornos da Ansiedade, no Hospital de Clínicas da Unicamp.
 
Nesse debate, o convidado especialista fala sobre suicídio e esclarece dúvidas a respeito do tema como: a importância da campanha, a dúvida sobre falar de suicídio gerar mais casos, como identificar sinais em pessoas que estão pensando no assunto e quais motivos as deixam mais susceptíveis.
 
O assunto é de extrema importância e a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou como uma de suas metas a redução em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020, já que segundo especialistas 90% dos suicídios são evitáveis.
 
Segundo coletiva do Ministério da Saúde do último dia 20 de setembro de 2018, os números do Brasil são preocupantes, sendo que em 2016 a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes.
 
A iniciativa das ligas acadêmicas, orientadas pelos Dr. Thiago Calderan (Cirurgia do Trauma) e Prof Dr. Amilton Junior (Psiquiatria) conta também com um folder informativo, com curiosidades, mitos e verdades e locais para buscar ajuda.
 
Veja o debate completo no canal de prevenção da Liga do Trauma da Unicamp