O Curso de Medicina deve promover a aprendizagem ao longo de todo o processo de graduação, com base nas Ciências Humanas e Sociais para a formação generalista. O médico deve participar do trabalho colaborativo em equipes de saúde, superando a fragmentação do processo de trabalho em saúde. O graduando em Medicina deve corresponsabilizar-se pela vida das pessoas sob seu cuidado, especialmente, nas situações de emergência em saúde pública. Na Atenção à Saúde, o médico deve estimular a pessoa sob os seus cuidados a refletir sobre os seus problemas e promover o autocuidado. Na Atenção à Saúde, o médico deve estabelecer as hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história e exame clínico. Na Gestão em Saúde, o médico deve incrementar o sistema de acesso com equidade, efetividade e eficiência, pautando-se em princípios humanísticos e éticos. Na Gestão do Cuidado, compete ao médico promover a organização dos sistemas integrados de saúde e a formulação de planos terapêuticos individuais e coletivos. As atividades do regime de internato na Atenção Básica devem ser coordenadas e voltadas para a área de Medicina Geral de Família e Comunidade. Compete ao médico estimular a inserção de ações de promoção e educação em saúde, voltadas ao cuidado com o corpo, em todos os níveis de atenção. Compete ao médico acompanhar a pessoa sob seus cuidados e avaliar a efetividade do plano terapêutico, analisando dificuldades e valorizando conquistas. O médico deverá concretizar a promoção da saúde, contribuindo para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde. O Curso de Graduação em Medicina terá o projeto pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador. Na Atenção à Saúde, o médico deverá considerar todos aspectos que compõem o espectro da diversidade humana e que singularizam cada pessoa ou cada grupo. O Curso de Graduação em Medicina deve utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Na Atenção à Saúde Coletiva, o médico deve analisar o contexto político, cultural e socioeconômico, para elucidar a determinação social no processo saúde-doença. Na Gestão em Saúde, o médico deverá promover a valorização da vida, abordando os problemas de saúde recorrentes na atenção básica e na urgência e emergência. Na Atenção à Saúde, competente ao médico favorecer a construção do vínculo, ao considerar as crenças, expectativas e preocupações das pessoas sob seu cuidado O Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde visa valorizar o trabalho docente e estimular o compromisso com a transformação da escola médica. Na Atenção à Saúde, o médico deve esclarecer a pessoa sob seus cuidados sobre os sinais verificados, registrando as informações no prontuário, de modo legível. Na Gestão em Saúde, o médico egresso deve acolher opiniões diferentes e respeitar a diversidade de valores, de papéis e de responsabilidades no cuidado à saúde. Na Atenção à Saúde, o médico deverá considerar o cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho multiprofissional em equipe. Na Área de Gestão em Saúde, o médico egresso deverá identificar as oportunidades e desafios na organização do trabalho nas redes de serviços de saúde. O graduando em Medicina deve aprender a aprender, identificando conhecimentos prévios, formulando questões e avaliando criticamente as informações obtidas. O graduando em Medicina será formado para realizar processos e procedimentos com segurança, referenciados nos mais altos padrões da prática médica. O graduado em Medicina deverá efetivar a qualidade na atenção à saúde, pautando-se na escuta ativa dos pacientes, nas evidências científicas e nas políticas públicas. O médico deve perceber a necessidade e gerar conhecimentos a partir do diálogo entre a própria prática, a produção científica e o desenvolvimento tecnológico. A estrutura do Curso de Graduação em Medicina deve inserir o aluno nas redes de serviços de saúde, consideradas espaço de aprendizagem, desde as séries iniciais. O Curso de Graduação em Medicina deve contemplar a abordagem de temas transversais, por meio da vivência e reflexões, acerca dos direitos humanos. Na Gestão em Saúde, o médico egresso participará da Tomada de Decisões, de modo a melhorar o acesso integral à saúde e o desenvolvimento científico e tecnológico. Na Educação em Saúde, o graduando em Medicina deverá aprender em situações e ambientes protegidos e controlados. Na Educação em Saúde, o médico deve escolher estratégias interativas para socializar os conhecimentos e construir novos significados para o cuidado à saúde. Na Atenção à Saúde, compete ao médico egresso o esclarecimento das hipóteses estabelecidas, de forma humanizada, e o compartilhamento do processo terapêutico. O Curso de Medicina deve utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno vivenciar as políticas de saúde em situações variadas da vida. O Curso de Medicina deve propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde, favorecendo a oportunidade de lidar com problemas reais. O médico deve ser capaz de compreender e promover a construção participativa do sistema de saúde pelos cidadãos, gestores e trabalhadores. Na Atenção à Saúde, compete ao médico egresso combinar o conhecimento clínico com o entendimento sobre a doença na perspectiva da singularidade. Na Promoção da Educação em Saúde, compete ao médico egresso a postura aberta à transformação do conhecimento e da própria prática. Na Atenção à Saúde, compete ao graduado em Medicina a postura respeitosa e a destreza técnica na aplicação das manobras e procedimentos do exame físico. O graduado em Medicina deverá concretizar a ética profissional, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico. Na Gestão em Saúde, o graduando em Medicina deve identificar e incluir a perspectiva dos usuários, família e comunidade, considerando seus valores e crenças O Curso de Graduação em Medicina deve incluir as dimensões ética e humanística, desenvolvendo, no aluno, atitudes e valores orientados para os direitos humanos. O graduado em Medicina deverá estabelecer a comunicação com usuários, comunidade e equipe profissional com empatia e interesse. Na Educação em Saúde, o graduando em Medicina deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço. Na Atenção à Saúde, o graduado em Medicina é formado para considerar e concretizar o acesso universal e a equidade. O graduado em Medicina terá capacidade de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. O graduado em Medicina terá responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano. O graduando em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. O foco das Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em medicina, tornadas lei na instituição do programa Mais Médicos, é estabelecer os princípios, os fundamentos e as finalidades da boa formação médica. Outline acima