campanha

processo seletivo 2024

Apresentação

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde são iniciativas dos Ministérios da Saúde e da Educação, criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

A residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com recebimento de bolsa, abrangendo diversas profissões da saúde.

A Universidade Estadual de Campinas, através das Faculdades de Ciências Médicas (FCM), Enfermagem, Ciências Aplicadas, Engenharia Elétrica e de Computação, Instituto de Física "Gleb Wataghin", Faculdade de Educação Física (FEF), Centro de Engenharia Biomédica, Hospital de Clínicas (HC) e Hospital da Mulher "Professor Doutor José Aristodemo Pinotti" (Caism), Hospital Regional de Piracicaba e em parceria com as Secretarias de Saúde das Prefeituras Municipais de Campinas, Limeira e Piracicaba, oferece quatro programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde:

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para enfermeiros, fonoaudiólogos e educadores físicos;

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, para enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais;

Programa em Área Profissional da Saúde - Física Médica, nas áreas de Radioterapia, Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear, para físicos e físicos médicos;

Programa  em Área Profissional da Saúde - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para formados em odontologia.

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Universidade Estadual de Campinas são vinculados à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UNICAMP - COREMU.

Acesse o Portal da Residência Multiprofissional - MEC

Coordenação COREMU