campanha

topo

Fonoaudiologia

O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (CEPRE) desenvolve atividades de assistência, docência e pesquisa na área das deficiências sensoriais. Foi fundado em 1973, com a finalidade de atender indivíduos com deficiência visual e surdez.

Em 2001, após um longo estudo sobre as possibilidades de atuação do CEPRE no ensino de graduação, o Curso de Fonoaudiologia foi aprovado pelo Conselho Universitário. É um curso resultante da integração das experiências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Inclui também a participação de outras unidades, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). É oferecido em período integral, com 30 vagas anuais via processo vestibular e 2 vagas via PROFIS - Programa de Formação Interdisciplinar Superior (http://profis.prg.unicamp.br/) .

O fonoaudiólogo se destina a cuidar do indivíduo no que se refere à linguagem oral e escrita, voz e audição, prevenindo, habilitando, reabilitando e aperfeiçoando, sem discriminação de qualquer natureza, conforme prevê o Código de Ética profissional. Em razão desse perfil, o profissional de Fonoaudiologia tem um amplo leque de opções depois de formado. A formação do aluno de Fonoaudiologia na Unicamp está marcada pela interdisciplinaridade, devido à história de trabalho do CEPRE com outras unidades e dos recursos já existentes na própria Universidade. O aluno pode usufruir da inter-relação de disciplinas oferecidas nos diferentes cursos.

A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multidisciplinar oferecida. A grade inclui disciplinas como fonética e fonologia, neurolinguística, análise do discurso, avaliação de linguagem, linguagem e processos cognitivos e psicolinguística, em complemento às disciplinas de caráter biológico, como anatomia, fisiologia e patologias dos órgãos da fala e audição, genética, alterações da motricidade oral, da voz e da audição. São ministrados conceitos de física, aplicados à fala e à audição. 

Além disso, possui embasamento nas ciências humanas, com disciplinas sobre estudos da família, políticas públicas e estudo das nossas instituições.

Os estágios em Fonoaudiologia são cumpridos em várias instituições, recobrindo diversos campos de atuação profissional: fonoaudiologia comunitária e  fonoaudiologia clínica, (avaliação e processo terapêutico) envolvendo voz, motricidade oral, audição, gagueira, oralidade e escrita.

- Informações sobre o Curso de Fonoaudiologia da UNICAMP:  https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/index.h…

- Informações sobre o Processo Vestibular da UNICAMP: http://www.comvest.unicamp.br/

- Informações sobre o Corpo Docente do Curso: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/desenvolvimento-humano-e-reabilitacao/doc...

 

Equipe

Comissão de Graduação do Curso de Fonoaudiologia

Profa. Dra. Maria Francisca Colella dos Santos 
Coordenadora

Prof. Dr. Thiago Oliveira da Motta Sampaio - IEL
Coordenador Associado

Profa. Dra. Helenice Yemi Nakamura
Profa. Dra. Janice Gonçalves Temoteo Marques 
Profa. Dra. Maria Fernanda Bagarollo 
Profa. Dra. Rita de Cássia Ietto Montilha
Membros Docentes

Profa. Dra. Adriana Lia Friszman de Laplane                                                                                                                                      Profa. Dra. Lucia Figueiredo Mourão                                                                                                                     
Membros Convidados

Titular: Beatriz Calado Vieira de Melo  
Suplente: ___ 
Membro Discentes

Elisângela Bernardino Sena
Secretária da Graduação

Eleilange Alves Esteves de Quadros
Técnico Administrativo

(informações atualizadas em 01/2024)