Diabetes é tema da abertura do XXIII CoMAU que foca multidisciplinaridade

Nesta sexta-feira (17) aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) a cerimônia de abertura do XXIII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp. O evento é organizado pelos alunos do curso de Graduação em Medicina da FCM, sob a orientação do professor Egberto Ribeiro Turato, docente do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica.

O Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) é o maior evento científico da Universidade, organizado e promovido totalmente por alunos. O CoMAU tem adquirido grande importância no cenário nacional, contando com a presença, entre os palestrantes e avaliadores dos trabalhos apresentados, de alguns dos melhores profissionais e pesquisadores do País e do Exterior.

Para esse ano, o CoMAU traz como novidade a participação de alunas da Faculdade de Enfermagem (FEnf) na comissão organizadora. O foco é a multidisciplinaridade, permitindo a discussão dos temas a partir das diferentes visões dos profissionais de saúde. Nesta edição, os melhores trabalhos serão contemplados com o XIX Prêmio Lopes de Faria e XXIV Prêmio Adolfo Lutz. A programação é destinada tanto a alunos de graduação, aprimorandos, residentes, doutorandos e demais profissionais de saúde. (Veja programação)

A presidente da Comissão Organizadora do XXIII COMAU Luciana Carvalho Delamuta citou dados que colocam o curso de Medicina da FCM em destaque no cenário nacional, como sua produção científica e inovação no ensino. “É nesse mundo de descobertas que se insere o CoMAU, incentivando a produção científica por parte dos estudantes e fornecendo espaço para a troca de experiências e partilha de conhecimento”, disse.

O diretor associado da FCM Roberto Teixeira Mendes parabenizou a iniciativa dos alunos pelo esforço em manter a tradição do Congresso e envolver outros colegas. Ele disse que as demandas que chegaram até a direção para a organização do CoMAU foram pequenas, comparadas ao porte do evento e a qualidade dos palestrantes convidados. “Estamos sempre disponíveis para apoiar os alunos em exercitar a organização do CoMAU”, disse Teixeira.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp Luis Alberto Magna lembrou que o CoMAU teve início, de forma tímida, em sua gestão, em 1992. Ao longo dos anos, ele pode acompanhar a evolução do evento e destacou as escolhas do tema do XXIII CoMAU. “Ao longo do curso de medicina esses são assuntos que passam, muitas vezes, ao largo e não temos tempo para discuti-los a fundo. O CoMAU enriquece muito a formação médica e multidisciplinar”, disse.

Dois dos profissionais convidados para a abertura do CoMAU são Franco Folli, professor de Medicina da Universidade do Texas e Young-Bum Kim, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Ambos são especialistas e pesquisadores de diabetes mellitus. Ainda no primeiro dia do evento são apresentados os trabalhos que concorrem aos prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria.

Leia mais sobre o XXIII CoMAU