FCM reduz gastos da unidade com impressão de pautas

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, desde a última sexta-feira (21), zerou os gastos da unidade com a impressão das pautas e atas utilizadas durante as reuniões de seus órgãos colegiados. Com a informatização da Sala da Congregação apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os congregados passaram a acessar o material em tempo real, pela internet, a partir dos 50 tablets instalados.

Gestão Otimizada

De acordo com a Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan) da Unicamp, o custo médio por página impressa na universidade gira em torno de R$ 0, 027 centavos. Dados de 2012 revelaram que só a FCM realizou o total de 185.302 cópias naquele ano, sendo cerca de 80 mil destas destinadas às reuniões da congregação. “Para cada reunião utilizávamos em média cerca de cinco mil folhas”, contou a Diretora Administrativa da FCM, Celeni Riul Gaál.

Celeni conta que a ideia teve como inspiração o sistema utilizado durante as reuniões do Conselho Universitário (Consu), onde as pautas deixaram de ser entregues no formato impresso. “Reduzimos não apenas os gastos periódicos com papel, mas também com suprimentos de impressão, manutenção e tempo de serviço”, disse.

A informatização da Sala da Congregação da FCM partiu de uma iniciativa da Diretoria Administrativa e contou com o apoio dos funcionários Leonardo Andre Guisse, Marta Adriana Caldas, Saulo Saad Nogueira Benevides e Wagner José da Silva. Ao todo, cinco áreas administrativas da FCM estiveram envolvidas no processo de informatização da Sala da Congregação, são elas: Suporte Didático e Divulgação Técnico Científica, Secretaria da Congregação, Serviços de Protocolo/Fotocopiadoras e Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI).