Fonoaudiologia entrega prêmio de reconhecimento ao ensino de graduação

As professoras Maria de Fátima de Campos Françozo e Cecília Guarnieri Batista receberam na tarde de terça-feira (13) o prêmio “Prof. Dr. Gabriel Oliveira da Silva Porto” de reconhecimento ao ensino de graduação. O nome do prêmio é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Oliveira da Silva Porto”.

O prêmio foi instituído pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de reconhecer a dedicação de um professor do curso de Fonoaudiologia pela sua contribuição ao ensino.

O professor Everardo Duarte Nunes, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, fez uma homenagem histórica ao fundador do Cepre, Gabriel Porto; ao Cepre e ao curso de Fonoaudiologia.

A coordenadora do Cepre, Ivani Rodrigues Silva, aprofundou em sua fala os dados históricos levantados pelo professor Everardo. Maria Francisca Colella dos Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, explicou os critérios da escolha das professoras premiadas e contou um pouco da trajetória acadêmica e profissional de ambas, destacando frases do memorial de cada uma delas.

“Com este prêmio pretendemos reconhecer o esforço dos professores da Fonoaudiologia e estimular que os mais jovens sigam esse caminho. Se nós seguirmos o exemplo do professor Gabriel Porto que sempre teve a preocupação do social, nós sempre estaremos trabalhando por uma sociedade melhor. Não é possível termos uma escola voltada apenas para a formação do profissional que pense somente em si. O papel da escola e da universidade pública e ser pioneiro, é tentar trazer soluções para problemas que a sociedade vem enfrentando”, disse a diretoria-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, após anunciar as vencedoras.

O prêmio foi entregue por Ana Maria Porto, sétima filha do professor Gabriel Porto. “Após 34 anos da morte de meu pai, vocês continuam homenageando-o. Em nome de minha família, fico feliz por vocês seguirem os passos trilhados por ele”, disse Ana Maria.

O professor Gabriel de Oliveira da Silva Porto é um dos personagens que compõem a história da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ele mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre.

Gabriel Porto nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 7/8/1902, e diplomou-se em 23/12/1924 pela Faculdade de Medicina do Rio Janeiro, atual UFRJ. Foi discípulo da escola otorrinolaringológica do professor João Marinho de Azevedo. Em 10/5/1926, mudou-se para Campinas para trabalhar no Instituto Penido Burnier. Ajudou no crescimento físico e científico desta renomada instituição, sendo um dos fundadores da Clínica de Otorrinolaringologia, onde se formaram vários especialistas. Praticou a clínica cirúrgica e desenvolveu um grande número de estudos.

O coroamento da carreira clínico-cirúrgica, de docente, de pesquisador e de empreendedor ocorreu na Unicamp, onde foi professor titular a partir de 15/3/1966. Seu empenho em prol dos serviços que ajudou a criar e a desenvolver foi de tal monta que, apesar da aposentadoria compulsória, em 1972, continuou na chefia do Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia até 1974. Gabriel Porto recebeu o título de professor emérito da Unicamp em 1975. Faleceu em Fortaleza, em 1976.

 

Cecília Guarnieri Batista 

é graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em psicologia pela USP. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp, incluindo estágio pós-doutoral na Universidade de Portsmouth, Reino Unido. É docente do Cepre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde desenvolve atividades de ensino de graduação em Fonoaudiologia, especialização e pós-graduação, pesquisa e extensão em projetos integrados de pesquisa e intervenção voltados para crianças com deficiências e alterações no desenvolvimento. Orienta trabalhos de iniciação científica, aprimoramento profissional, pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Sua área de atuação básica é a psicologia do desenvolvimento humano, centrada no estudo de crianças com necessidades especiais (deficiência visual e/ou alterações no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e da linguagem). Atua também em pesquisas ligadas às relações entre profissionais de saúde (odontopediatra e fonoaudiólogo) e seus clientes, integrando projeto temático Fapesp. Vem discutindo as implicações de seus estudos para a educação especial e para a atenção à saúde, visando a promoção do desenvolvimento humano.

 

Maria de Fátima de Campos Françozo possui graduação em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Saúde Mental pela Unicamp. É docente em educação especial e reabilitação na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem experiência na área de serviço social, com ênfase em serviço social e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, família, deficiência, surdez e pais.

Texto: Edimilson Montalti – ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Mário Moreira – CADCC-FCM/UNICAMP