Medicina e Fonoaudiologia estão entre as primeiras do pais, de acordo com avaliação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) avaliou 154 cursos de graduação em Medicina no Brasil em 2013. O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), ficando entre as melhores do país. Além de Medicina, outros cursos de graduação foram avaliados, dentre eles os de Fonoaudiologia. O curso de Fonoaudiologia da FCM recebeu nota 5 no conceito do Enade e também nota 5 no conceito CPC. Os dados foram publicados na quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O CPC considera a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente. Outros cursos de graduação avaliados foram: agronomia, biomedicina, educação física, fisioterapia, enfermagem, farmácia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

Para o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, os índices divulgados demonstram que a FCM está no caminho certo ao apostar na formação humanista dos alunos e na capacitação constante de seu corpo docente, além de melhorar o currículo e manter-se atualizado na parte técnica da medicina. Outro ponto ressaltado por Toro foi a percepção dos alunos ao entenderem a importância de participarem do Enade de maneira “caprichada” e consciente.

“É um grande mérito deles. Queremos que o aluno seja bem cuidado do ponto de vista psicológico, que tenha acesso tanto a área técnica da medicina quanto a humanística. Nossa intenção é continuar melhorando o curso e torná-lo prático; aumentar a integração com a Biologia e dar ao docente toda a condição para um bom ensino e aprendizagem. Queremos, ainda, que o curso fique mais perto da saúde pública”, revelou Toro.

Fonoaudiologia
O curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM recebeu nota 5 do Enade e 5 do CPC. Além do curso da Unicamp, somente o curso de Fonoaudiologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre conseguiu a mesma pontuação. De acordo com a coordenadora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCM Christiane Marques do Couto, o resultado coloca o curso no topo de elite do ensino de Fonoaudiologia do país.

Ainda segundo Christiane, o curso de fonoaudiologia da Unicamp contempla as questões específicas da fonoaudiologia sem perder a noção da importância da inserção numa equipe multidisciplinar. Além disso, reforça a coordenadora do curso de graduação, há uma forte interação com a linguística devido a parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e com os institutos de Física e Biologia da Universidade, que diferencia o curso.

“O empenho e participação dos alunos na prova do Enade, o corpo docente qualificado e a estrutura oferecida pela FCM também contaram nas avaliações. Nosso currículo procura contemplar os avanços da fonoaudiologia em constante renovação”, comentou Christiane.

As notas dos cursos avaliados compõem o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia instituições de ensino públicas e privadas. Entre as instituições de ensino, a Unicamp recebeu nota 5, repetindo o índice alcançado em 2010 e divulgado em 2011.

Leia também:

Medicina tem aumento de 40,2% de inscritos e é o curso mais concorrido do vestibular da Unicamp