Pesquisadores da Unicamp lançam livro sobre AVC

Durante o XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares que acontece até sábado (16), em Fortaleza (CE), será lançado o livro AVC: da pesquisa à aplicação clínica. A publicação foi organizada por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas, da Faculdade de Educação Física e do Hospital de Clínicas da Unicamp – com o apoio do projeto de Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro (CInAPCe ) e da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE) – e discute o Acidente Vascular Cerebral (AVC) sob a ótica de diversos e conceituados especialistas.

Popularmente conhecida como derrame, o AVC ainda é uma das principais causas de mortes no mundo todo. Mesmo com uma taxa de redução de 32% na taxa de mortalidade em pessoas com até 70 anos, divulgada no final do ano passado pelo Ministério da Saúde, a doença continua sendo uma das principais causas de morte no Brasil. Dentre os objetivos esperados pelos organizadores, o livro deverá servir de base para a pesquisa científica e a prática dos profissionais que lidam com a doença.

Como perceber o AVC

Em entrevista realizada para o site da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em 2012, o neurologista Li Li Min – professor do Departamento de Neurologia e um dos organizadores da publicação – explicou que os principais sinais de AVC estão relacionados à fraqueza ou amortecimento súbito de um lado do corpo; dificuldade súbita para falar, enxergar, compreender, andar ou equilibrar-se; tontura ou dor de cabeça súbita, sem causa aparente. “Se uma pessoa apresentar estes sinais, a recomendação é ligar para 192 (SAMU). Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de a pessoa ficar sem sequelas. Tempo é cérebro!”, disse.

Livro
AVC: da pesquisa à aplicação clínica
Li Li Min, Paula Teixeira Fernandes, Wagner Mauad Avelar e Sheila Martins

Editora
Plêiade

Valor
R$ 98,00