Professor da Universidade de Harvard ministra aula na FCM

Na tarde da última quinta-feira (25), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu a visita do professor Felipe Fregni, da Universidade de Harvard. Na ocasião, o docente ministrou uma das aulas semanais do Curso Internacional de Pesquisa Clínica (PPCR), oferecido pela instituição norte-americana a diversos países por videoconferência. Esta é a terceira vez que a Unicamp, por intermédio da FCM, participa do PPCR da Harvard, tendo formado mais de 40 estudantes.

O PPCR da Harvard é oferecido anualmente pela Harvard Medical School, de fevereiro a outubro, conta aulas semanais transmitidas por vídeo conferência, sempre às quintas-feiras, das 17h às 20 horas. As aulas abordam discussões de situações e problemas enfrentados em pesquisa clínica e são ministradas por professores de Harvard e editores de revistas médicas de alto impacto, como New England Journal of Medicine.

Participam da formação profissionais médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, funcionários de empresas de pesquisa clínica, dentre outros. Interessados e, cursar a edição 2015, podem procurar pelos professores Rodrigo Modolo e Heitor Moreno Júnior, respectivamente, pelos endereços: rodrigo_modolo@yahoo.com.br e hmoreno@uol.com.br.

O curso versa sobre assuntos gerais em pesquisa clínica como: escolha do método adequado para pesquisa; formação de pesquisadores principais; estatística em pesquisa clínica como análises de regressão, comparações, curvas de sobrevida, cálculos de tamanho amostral, poder e etc; escrita em ciência; situações de autoria e coautoria; ética em pesquisa; escolha da revista científica e entre outros.

Dividido em 4 módulos, com 4 avaliações em múltipla escolha ao longo do curso, este também oferece sem custo adicional aos alunos, treinamento e licença de uso anual, para o software STATA, de estatística. As aulas proporcionam participação ativa dos alunos, com perguntas e interação com colegas de turma e professores. Os estudantes também realizam leitura complementar e participam de fóruns de discussão tarefas semanais.