Unicamp e Universidade de Montreal mostram resultados de cinco anos de pesquisas em Saúde Mental

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Montreal (UdeM) realizam até sexta-feira (23) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) um balanço sobre o projeto Aliança Internacional de Pesquisa Universidade-Comunidade (ARUCI), firmado entre as duas instituições em 2009, com financiamento do International Development Research Centre (IDRC).

O propósito do projeto é realizar e incentivar pesquisas que enfatizassem e aprofundassem o engajamento de usuários da Saúde Mental em pesquisas acadêmicas e em ações na comunidade no Brasil e no Canadá. Sua finalidade é assegurar que as pessoas que vivem com problemas de saúde mental tenham acesso ao pleno exercício da cidadania.

A ARUCI foi um dos cinco projetos escolhidos em um edital internacional voltado para países de renda média e baixa que desenvolvessem parcerias entre instituições de ensino superior e organizações comunitárias. O projeto foi coordenado grupo Saúde Mental e Saúde Coletiva: Interfaces, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e reuniu grupos de outras quatro universidades públicas brasileiras (UFRJ, UFF, UFRGS e UNIFESP/Santos), trabalhando todos em conjunto com a Universidade de Montreal.

“Hoje, entramos na reta final do encontro com várias mesas-redondas que vão apresentar pequenas amostras do que foi o trabalho de pesquisa conjunto nos últimos cinco anos entre a Unicamp e a Universidade de Montreal”, explicou Rosana Onocko Campos, coordenadora do projeto ARUCI.

Veja a programação do evento com os temas e a relação de palestrantes que se apresentam até amanhã no auditório da FCM.