UPA 2013: o sonho de entrar na Unicamp passa pela FCM e Fenf

Participando da programação da UPA 2013, estudantes do ensino médio de diversas regiões do país estiveram na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e na Faculdade de Enfermagem (Fenf), neste sábado (31), para conhecer as atividades dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fonoaudiologia. Na bagagem, a expectativa de conhecer a rotina da futura profissão e o desejo de fazer parte de uma das melhores universidades do país.

A distância é só um detalhe para os estudantes do Colégio Objetivo, do município de Dracena. Bruna Angelo, Amanda Foresti, Giovana Bacaro, Bianca Angelo e Leonardo Manrique viajaram cerca de 700 km para conhecer a FCM. Uma noite inteira de estrada, que iniciou às nove horas da noite ontem, e só terminou hoje de manhã, com o desembarque dos alunos na faculdade. “Viemos direto para a FCM porque sabemos que a visitação aqui é muito concorrida”, disse Giovana Bacaro, empolgada. Ela é a única do grupo que tem convicção em relação à profissão que deseja seguir. “Eu quero fazer medicina desde sempre”, enfatizou. Por sua vez, as irmãs gêmeas, Bruna e Bianca ainda não se decidiram entre a medicina e as engenharias. Ananda também tem dúvidas entre as áreas de biomedicina ou agronomia. Leonardo é o mais dividido e tem gosto pelas relações internacionais, medicina ou engenharia de alimentos. O que falta para se decidirem? “Ter noção básica do que cada profissional faz regularmente”, afirmou Bruna.

Para a estudante Nanda Nunes, de 18 anos, o sonho de cursar medicina foi despertado em 2010, quando ela visitou uma exposição sobre a estrutura do corpo humano. Ela conta que desde então, passou a frequentar a UPA e buscar informações sobre a área da saúde. Prestou vestibulinho e ingressou no Colégio Técnico de Limeira da Unicamp (COTIL), para cursar o técnico na área de enfermagem. “É um sonho ter uma filha na medicina”, disse Celso Antunes, pai da Nanda, com orgulho e brilho nos olhos.

Muitas vezes a inspiração para a escolha da profissão vem da família. É o caso da estudante paulistana, Victoria Kobayashi, de 17 anos, cuja tia é professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Inicialmente interessada em partir para a área biomédica, ela explica que a mudança para o campo da farmácia está vinculada ao campo de atuação. “O campo de atuação na área farmacêutica é muito ampla, principalmente na indústria. Quero entrar logo no mercado de trabalho”, explicou. Por sinal, foi observando o cuidado e a atenção com que as enfermeiras cuidam de sua avó no dia a dia, que Paula Rodrigues de Souza, de 17 anos, teve despertado o desejo pela área da enfermagem. “É um trabalho digno poder cuidar das pessoas. Seria uma honra poder trabalhar como enfermeira”, disse.

O aspecto multidisciplinar do curso de Fonoaudiologia, por sua vez, é o grande responsável por atrair os estudantes Mayra Zanette de Oliveira e Paulo Francisco, ambos de 18 anos, para a área. Mayra é aluna do Instituto de Química na Unicamp e conta que descobriu o interesse pela Fonoaudilogia depois de pesquisar as diferentes possibilidades de interação entre as diversas áreas de ensino. “Essa é uma área que permite transitar por muitas áreas da universidade. As possibilidades de interação entre diferentes áreas são enormes”, comentou. Paulo teve uma trajetória parecida a de Mayara. Ele cursou um ano de psicologia, mas foi o teatro que o motivou a buscar a fonoaudiologia durante os trabalhos de postura vocal. “A fonoaudiologia é, antes de tudo, comunicação. Quero poder trabalhar com crianças e acompanhar o desenvolvimento da linguagem”, ressaltou.

Mais informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela FCM e pela Faculdade de Enfermagem estão disponíveis no endereço www.fcm.unicamp.br/fcm/ensino/graduacao

Camila Delmondes - ARP - FCM/Unicamp