UPA 2014: Escolheu Medicina, as Ligas explicam

Giovana veio para a Unicamp acompanhada dos colegas Marcos Felipe Lopes e Renan Dutra Aonming. Os três amigos têm 17 anos e cursam o 2º ano do ensino médio, no colégio Leornado Da Vinci, em Jundiaí. No entanto, na hora de escolher que carreira seguir, as coincidências param por aí. “Eu estou completamente indecisa e perdida. Até fiz um planejamento de visitar faculdades e institutos, completamente diferentes. A medicina é uma das minhas opções, mas vim pra cá me decidir”, disse Giovanna. “Talvez eu curse a medicina, mas ainda não sei”, disse Marcos. “Eu tenho certeza de que é medicina o que quero fazer”, afirmou Renan.

São poucos os estudantes que, como Renan, chegam a Unicamp convictos sobre a profissão que irão trilhar. Mesmo para aqueles que visitam a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp durante a UPA com o desejo de cursar a Medicina, são surpreendidos com uma gama variada de assuntos. Para entender um pouco melhor, as Ligas Acadêmicas explicam cada uma dessas áreas.

De acordo com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina uma liga acadêmica é associação civil e científica livre, cujo objetivo é complementar a formação acadêmica em uma área específica da atuação médica. Fazem parte da liga, estudantes, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividades extraclasse e costuma ter ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da arte médica.

“O mais legal das Ligas é que elas aproximam os alunos da medicina desde o primeiro ano”, disse a estudante Marina Lotufo Rodrigues, do 2ª ano de Medicina. Ela explicou que os primeiros cursos da Medicina são bastante teóricos e que as Ligas oferecem um aspecto prático da atuação médica, aproxima os estudantes dos pesquisadores e ajudam a quebrar a timidez dos calouros. “As Ligas aproximam os alunos da clínica, do hospital. Pela Liga de Neurociências, temos os plantões de neurocirurgia, de neuroclínica e de anamnese. É uma porta aberta para o hospital”, explicou.

“Aqui na UPA, primeiramente explicamos o que é uma Liga e falamos sobre os cursos de saúde, principalmente medicina e enfermagem. Feito isso, falamos sobre hipertensão e obesidade, realizamos testes de glicemia, aferimos a pressão arterial e fazemos testes de sensibilidade”, explicou o estudante da Liga de Diabetes, Hipertensão e Obesidade da FCM, Lucas Waib Castelo Branco.