UPA 2014: Estudantes de medicina vão ensinar upeiros a salvarem vidas

A Liga do Trauma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp vai ensinar os upeiros a salvarem vidas. A ação faz parte do Dia de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), comemorado no dia 30 – mesmo dia da UPA – e tem apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e da AutoBan. A atividade na Unicamp será no Salão Nobre e saguão do prédio-sede da FCM.

A parada cardiorrespiratória é um evento súbito e imprevisível, que pode acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Consiste em uma perda abrupta das funções cardíaca e pulmonar, levando a óbito, se não for revertida. O tratamento empregado nesses casos é a reanimação cardiorrespiratória, uma técnica universalmente empregada e fundamentada que utiliza a combinação de compressões torácicas e ventilações de resgate, utilizadas para manter o paciente em condições de receber o suporte avançado e desfibrilação, visando a reversão do quadro.

De acordo com coordenador da disciplina do Trauma da FCM e presidente da SBAIT, Gustavo Pereira Fraga, cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital, mas uma reanimação cardiopulmonar imediata pode aumentar muito as chances de sobrevivência. “É muito importante a difusão deste conhecimento. Quanto mais gente souber fazer essas manobras, mais vidas serão salvas”, diz Fraga.

Além de Campinas, outras sete cidades promovem o Dia de Reanimação Cardiorrespiratória: Manaus, São Luís, Belo Horizonte, Salvador, Alfenas, Porto Alegre e Rio Grande.