Semana de Pesquisa da FCM reúne produção científica e promove palestras sobre zika vírus. Veja a relação dos trabalhos premiados

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 19/05/2016 - 10:17

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promove de 17 a 19 de maio a 9ª Semana de Pesquisa. O evento é organizado pela Comissão de Pesquisa da FCM. Durante três dias, 167 pesquisas são apresentadas em forma de congresso no Espaço das Artes da faculdade, das 12 às 13h30. A visitação aos pôsteres é aberta ao público. O encerramento acontece hoje (19), às 16 horas, no Salão Nobre da FCM, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

Lívia Moreira Genaro apresentou o trabalho “Ação de lectina de planta ArtinM em neutrófilos de pacientes com Paracoccidioidomicose”. A pesquisa foi desenvolvida com pacientes atendidos no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, referência no tratamento da doença. “Achei importante trazer os resultados do trabalho na Semana de Pesquisa e ouvir os comentários, bem como saber o que os outros estão pesquisando”, disse.

Dennis Henrique Leandro da Silva também apresentou uma pesquisa com foco na Paracoccidioidomicose. O título do trabalho foi “Caracterização quantitativa e fenotípica de leucócitos circulantes em pacientes com Paracoccidioidomicose”. Veterano em congressos, ele disse que o nervosismo sempre é um elemento a ser administrado durante a apresentação. “Resolvi apresentar o trabalho para a comunidade científica antes de ser publicado. Além disso, a participação já fica registrada no meu currículo”, disse.

O professor Erich Vinícius de Paula foi um dos avaliadores do primeiro dia das apresentações dos trabalhos científicos. O professor da área de hematologia e hemoterapia da FCM ficou impressionado com a qualidade e a diversidade dos trabalhos apresentados.

“É difícil ver em congressos no Brasil ou em congressos de especialidades médicas uma qualidade desse nível em praticamente todos os trabalhos apresentados na Semana de Pesquisa. É muito bom ver isso acontecendo dentro da Unicamp”, reforçou Erich.

Ciclo de palestras sobre zika vírus

Na quarta-feira (18) pela manhã aconteceu a abertura do ciclo de palestras que compõem a programação da 9ª Semana de Pesquisa. (Veja programação). O tema desse ano é “Zíka vírus como modelo de medicina translacional no Brasil”. De acordo com Maria Luiza Moretti, coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM, o objetivo da Semana de Pesquisa é despertar o espírito da curiosidade científica nos alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores, médicos-residentes e funcionários.

“A Semana de Pesquisa promove uma integração entre os diferentes grupos de pesquisa não só da FCM, mas também da Unicamp. A excelência dos trabalhos é de nível internacional e isso mostra a força da capacidade educacional da faculdade na formação de profissionais de qualidade”, disse Maria Luiza.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que a Semana de Pesquisa “é um elemento fundador de novas ideias e mostra a vitalidade da faculdade em propor soluções para questões relevantes do país”. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro ressaltou que a “pesquisa é fundamental na geração e transmissão de conhecimento e uma das características da faculdade”.

Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp, revelou que a própria história da FCM é marcada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “A pesquisa é um alicerce sólido no qual se constrói a formação profissional dos estudantes e a qualificação dos professores e funcionários”, disse Magna.

A pró-reitora da Pesquisa da Unicamp, Glaucia Maria Pastore, parabenizou os organizadores da Semana de Pesquisa pelo tema do ciclo de palestras.  Segundo Glaucia, a Rede Zika da Unicamp surgiu da preocupação da Universidade em achar respostas às dúvidas sobre um dos vírus transmitido pelo aedes aegypti.

“Quando há formação qualificada, dá para reduzir a inquietude em duas palavras: pesquisa e ética. Se conseguirmos passar isso para os alunos, com certeza eles terão sucesso profissional, serão bem-sucedidos e executarão seu papel em prol da sociedade”, ponderou Glaucia.

Clarice Weiss Arns, coordenadora de Rede Zika da Unicamp e professora do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia abriu o ciclo de palestras da 9ª Semana de Pesquisa da FCM. Segundo Clarice, desde janeiro a Rede Zika da Unicamp já submeteu vários projetos de pesquisa a órgãos de fomento para suprir alguns gargalos existentes na pesquisa sobre o zika vírus.

“Já estamos produzindo anticorpos monoclonais do vírus zika, mas vários componentes moleculares são semelhantes a outros vírus. Precisamos aprimorá-los [os anticorpos] para produzir um teste sorológico rápido para o diagnóstico da doença”, revelou Clarice.

Trabalhos premiados na 9ª Semana de Pesquisa da FCM

Os três primeiros premiados deverão entrar em contato com a Comissão de Pesquisa para orientação.

1. Aspergillus Fumigatus: Vigilância de resistência em isolados do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
Autor: Franqueline Reichert Lima
Coautor(es): Luzia Lyra, Edson Luz, Lais Pontes, Maria Luiza Moretti, Shawn Lockhart e Angelica Zaninelli Schreiber
Área: Ciências Médicas