X Semana de Pesquisa: cocaína e hipercolesterolemia são novos fatores de risco para o coração

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 15/05/2017 - 13:34

Cocaína e hipercolesterolemia são novos fatores de risco
 

De 17 a 19 de maio acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a 10ª Semana de Pesquisa. A abertura será no dia 17 de maio, às 8h30 horas, no auditório da FCM. O tema desse ano será doenças cardiovasculares. A programação que abre a X Semana de Pesquisa trará professores e pesquisadores de diferentes especialidades em uma abordagem multidisciplinar sobre o tema.

Os especialistas vão esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças cardiovasculares e os fatores de riscos, associados ao aumento do risco cardiovascular e também as formas de prevenção e diminuição dos fatores de risco.Veja a programação completa aqui ou acesse http://www.fcm.unicamp.br/eventos/evento/77 para informações e inscrição.

“No ano passado abordamos as infecções por zika vírus que trazia graves consequências à saúde da população e tinha enorme repercussão nacional e internacional. Já a doença cardiovascular é a principal causa de morte no Brasil. Estima-se que mais de 340 mil pessoas morrem por ano de doença isquêmica no país. Temos procurado abordar durante a Semana da Pesquisa temas relevantes no contexto da saúde no Brasil”, revelou Maria Luiza Moretti, coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM.

De acordo com o cardiologista e pesquisador da FCM Andrei Sposito, os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, a pressão e colesterol altos e o diabetes. “Mais de 50% dos pacientes que enfartam não sabem que são diabéticos”, disse Andrei.

Ainda segundo o coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) da FCM, novos fatores de riscos estão surgindo, entre eles o uso de cocaína e a hipercolesterolemia familiar – uma doença genética caracterizada por altas concentrações de colesterol LDL no sangue – que aumenta o risco de desenvolver infarto. “Cerca de 25% das pessoas que infartam com menos de 45 anos são usuários de cocaína e uma para cada 300 pessoas têm hipercolesterolemia”, revela Andrei.

A X Semana de Pesquisa reúne a produção científica da Faculdade com o objetivo de facilitar o contato entre os diferentes grupos de pesquisa da unidade. Mais de 140 pesquisas serão apresentadas no saguão do auditório e anfiteatro 1 da FCM durante os três dias do evento.

 “Enquanto o seminário é uma maneira de conscientização da comunidade científica e universitária em relação a necessidade de investigação e solução nessas áreas, as apresentações são uma forma de mostrar o que a Unicamp tem feito para resolver os desafios científicos em diversos setores”, revelou Andrei.

“A visitação aos pôsteres constitui um enorme incentivo aos alunos. Eles se sentem prestigiados pela presença e pelo contato com seus professores, orientadores e até mesmo amigos. A Semana de Pesquisa é a oportunidade de encontro e troca de ideias entre a comunidade acadêmica e científica da Unicamp, inclusive para futuras pesquisas colaborativas”, disse Maria Luiza.

A Semana de Pesquisa termina com avaliação dos pôsteres. Três trabalhos serão premiados e dez receberão menção honrosa. O anúncio dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios será durante a reunião da Congregação da FCM de maio ou junho. A data será divulgada pela Comissão de Pesquisa.

História da Semana de Pesquisa

A I Semana de Pesquisa teve início em 2007 durante a gestão do professor José Antônio Rocha Gontijo. De acordo com a então coordenara da Comissão de Pesquisa da época, Sara Olalla Saad, “a produção científica da FCM vinha crescendo de forma acentuada e, a exemplo do que ocorria em diversas universidades em diferentes partes do mundo, a Comissão de Pesquisa considerou que já era hora de realizar um evento para mostrar o que cada um de seus departamentos estava produzindo”.

Brito Cruz, Daniel Pereira, Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon foram alguns dos palestrantes convidados da I Semana de Pesquisa que ocorre, anualmente em maio, mês do aniversário da faculdade. O encerramento dessa edição foi com uma palestra do professor Luiz Sérgio Leonardi sobre a história da FCM.

De acordo com o professor e coordenador da Comissão de Pesquisa no periodo de 2010 a 2014, o neurologista Fernando Cendes, a Semana de Pesquisa é um espaço dentro do calendário da FCM para incentivar os alunos a treinarem suas apresentações, descobrirem e interagirem com outros grupos de pesquisa. “Isso é fundamental para o currículo do aluno. É importante que a comunidade local saiba o que está sendo produzido de pesquisa na Universidade. A premiação é um incentivo a mais para eles divulgarem o que estão fazendo”, disse Cendes.

Veja como foram as edições anteriores da Semana de Pesquisa da FCM.