Joana Fróes Bragança Bastos e Ivani Rodrigues Silva recebem os prêmios de incentivo à graduação de 2017

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 18/12/2017 - 10:23

A médica Joana Fróes Bragança Bastos e a linguísta Ivani Rodrigues Silva receberam, na manhã dessa sexta-feira (13), os prêmios Prof. Dr. Miguel Ignácio Tobar Acosta e Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto de incentivo à graduação de Medicina e Fonoaudiologia. Os prêmios são concedidos, anualmente, pela diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu durante a reunião da Congregação da FCM.

“A graduação é o cerne da faculdade. É a partir da graduação que as outras áreas existem. Esse prêmio é o mais importante concedido pela FCM. Ambas as premiadas são merecedoras desses prêmios”, disse Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da faculdade, durante a homenagem.

Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, ressaltou as qualidades que deram à Ivani à indicação ao prêmio. “Ivani tem contribuído no ensino e na inclusão de surdos e cegos. Seu currículo é invejável” disse Christiane.

Gustavo Fraga, coordenador do internato médico, anunciou a vencedora do prêmio Miguel Inácio Tobar Acosta. “Joana é uma incansável batalhadora pelo ensino”, disse. Por estar em Stanford nos Estados Unidos fazendo pós-doutorado, Joana foi representada pelo professor Luiz Carlos Zeferino. “Sou testemunho da forma acolhedora e apaixonada com que Joana discute questões referentes à graduação”, revelou.

A entrega dos prêmios foi feita por Mariana Porto Zambon, neta do professor Gabriel Porto e por Carlos Acosta Tobar, filho do professor Miguel Ignácio Tobar Acosta. A cerimônia foi acompanhada por professores, alunos, amigos e familiares.

Sobre as premiadas

Joana Fróes Bragança Bastos possui graduação em Medicina pela Unicamp, residência médica em Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. Fez mestrado e doutorado em Tocoginecologia pela Unicamp. Atua como professora doutora do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e foi coordenadora associada do curso de Graduação em Medicina da FCM. Colaboradora do Instituto Nacional de Câncer e FEBRASGO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia Ginecológica e Patologia Cervical.

Ivani Rodrigues Silva possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Linguística pela Unicamp. É docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp e do curso de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Orienta trabalhos de Iniciação Científica, Aprimoramento Profissional e Mestrado. Tem experiência na área da surdez (formação de professores, Educação Bilíngue, Letramento na diversidade, ensino de LIBRAS, construção de materiais de ensino de português como L2) e na área de dificuldades de leitura/escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento(s) e alfabetização, formação de professores, dificuldades de leitura/escrita.

Sobre os prêmios

O prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta de incentivo ao ensino de graduação foi criado em 2005 pela diretora da FCM para premiar os professores que se destacaram no ensino. O nome da premiação é uma homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Tobar que, já na década de 70, incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muro”. Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta.

O prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação. O prêmio foi instituído em 2011 pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de reconhecer a dedicação de um professor do curso de Fonoaudiologia pela sua contribuição ao ensino. Gabriel Porto mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto.