Pesquisa sobre a doença de Crohn é destaque no 1º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 25/06/2018 - 15:21

A pesquisa Avaliação dos níveis séricos e detecção de anticorpos anti-infliximabe em pacientes com Doença de Crohn, do aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), Luis Eduardo Miani Gomes, foi premiada como o segundo melhor trabalho do 1º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (CBDII), realizado em Campinas de 14 a 15 de abril.

O trabalho, realizado no Laboratório de Investigações em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) do Gastrocentro da Unicamp, foi orientado pela docente do Departamento de Cirurgia e membro do Grupo de Coloproctologia da FCM, Raquel Franco Leal.

Ao lado de Luis Gomes e Raquel Leal, também assinam o trabalho como autores, os pesquisadores: Guilherme Nogueira, Francesca Ramos da Silva, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono. Veja o certificado.

Dentre os destaques da programação, o 1º CBDII contou com a participação do professor titular de Biologia Molecular e chefe do Departamento de Biologia da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), Karsten Kristiansen.

Nos dias que antecederam o Congresso, o pesquisador dinamarquês foi recebido no Gastrocentro da Unicamp pelos professores Nelson Adami Andreollo e Raquel Franco Leal, como professor visitante do LABDII, ocasião em que também ministrou a palestra “The Gut Microbiome in Health and Disease”.

Referência mundial no campo das doenças inflamatórias intestinais, Karsten também é membro da Academia Dinamarquesa de Ciências Naturais e professor visitante do Beijing Genomics Institute, em Shenzhen (China).