Alunos de Medicina relatam em vídeo as experiências no projeto Consultório na Rua

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 02/07/2018 - 09:11

O Projeto “Consultório na Rua: relatos de experiência” é uma iniciativa da coordenação do curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas. O objetivo do projeto foi registrar o impacto desta atividade na formação dos alunos do 5º ano e o papel dos estudantes na dinâmica do cuidado na visão do paciente em situação de rua.

A ação ocorre em parceria com a equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, que é formada por assistente social, técnicos de saúde mental, equipe de enfermagem, médicos e redutores de dano. A avaliação da atividade é feita pela professora do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM, Karina Diniz de Oliveira, que acompanha os alunos nas tardes de segunda-feira.

Atualmente, a equipe realiza em torno de 500 atendimentos por mês e tem 2.500 prontuários registrados. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, com busca ativa de pacientes em situações de risco e nos campos fixos do Largo do Pará, do Mercado Municipal, do SAMIM e da Catedral.

Na Catedral, os alunos realizam atendimentos clínicos e curativos; auxiliam a equipe de redução de danos na busca ativa de usuários e, quando necessário, encaminham os pacientes para os serviços de saúde e os acompanham até o serviço de urgência e emergência.

“O principal objetivo do trabalho da equipe de consultório na rua é a construção do vínculo com o usuário e, a partir disso, a elaboração da rede de cuidado integral a ele. Para os alunos, inicialmente, é uma surpresa o fato de usuários e equipe já se conhecerem, mas no decorrer das atividades eles percebem que isso é muito natural”, explica Karina.

Assista ao vídeo com o depoimento dos alunos:

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de atenção integral à saúde. (Mais informações no link http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_consultorio_rua.php)