A arte instintiva de Yoneia Martins

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 06/09/2018 - 10:56

A psicóloga e artista plástica Yoneia Queiroz Bezerra Martins expõe suas esculturas e pinturas até o dia 26 de setembro no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. São 25 quadros e 6 esculturas escolhidas pela artista, de sua coleção pessoal, para a exposição Frestas.

“As cores são vibrações. Hoje, é meio automático e instintivo as escolhas que faço. Pinto qualquer coisa. Fui para Nova Iorque na casa de uma amiga e encontrei um monte de peças minhas. Fiz dois quadros para o professor Pinotti. Um, ele achou que era uma foto. Várias das telas que trouxe são premiadas e as esculturas também”, revelou Yoneia antes da abertura da exposição.

Yoneia começou muito jovem a pintar, ainda quando estudava no ensino médio no Centro de Artes de Santos. Em Campinas, continuou seus estudos e recebeu a influência de Bernardo Caro, artista e ex-diretor do Instituto de Artes da Unicamp e do pintor Wladimir Rodianoff.

“Nossa casa é quase um museu, com quadros e esculturas por todos os lados. Convivo com a arte desde que conheci Yoneia”, disse o pediatra José Martins Filho,  professor emérito e ex-reitor da Unicamp e ex-diretor da FCM.

Na pintura, a artista apresenta tendências e estilos variados que vão desde a pintura moderna até pinturas clássicas e,  também, algumas com características naifs. Suas obras estão espalhadas por São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e outras cidades brasileiras, além dos Estados Unidos e Espanha.

“O Espaço das Artes foi criado para acolhermos e expormos obras de diversos artistas. Para a FCM, é honroso receber as obras de Yoneia. Essa é, também, uma oportunidade para exercitar nosso olhar e agregar novas percepções ao dia-a-dia de todos que circulam pela faculdade”, comentou Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM.

Atualmente, Yoneia se dedica inteiramente à arte. Já apresentou trabalhos na mostra de arte realizada pela Escola de Cadetes de Campinas. Em maio de 2018, participou da 1ª Mostra de Arte da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

“É bom ter espaços de arte na Unicamp. A arte tem a capacidade de reunir pessoas e acolher famílias. Parabéns à FCM por manter esse espaço e prestigiar os artistas da Unicamp e de Campinas”, pontuou Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, presente na cerimônia de abertura da exposição.

A exposição Frestas fica até 26 de setembro, das 8 às 19 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, no saguão do prédio-sede da FCM, à rua Albert Sabin, s/nº, cidade universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP. A exposição é aberta ao público.