Semana de Conscientização sobre a Voz e Ruído 2019

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 16/04/2019 - 12:17

O Curso de Fonoaudiologia da Unicamp promove de 22 a 25 de abril a Semana de Conscientização sobre a Voz e Ruído 2019 com diversas atividades na Unicamp e Centros de Saúde de Campinas. O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril e o Dia da Conscientização sobre o Ruído é comemorado em 22 de abril.

Para a voz, os temas abordados durante a semana são o funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, os cuidados com a voz e uso abusivo da voz, os cuidados em saúde vocal e os sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Veja mais sobre o Dia Mundial da Voz.

Com relação à audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual, o uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer e estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva, como por exemplo o uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica. Veja aqui mais sobre o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído.

“Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva e envolve todos os alunos dos terceiro e quarto anos do curso de Fonoaudiologia da Unicamp”, explica a fonoaudióloga Maria Isabel Ramos do Amaral.

 

Programação

Nos dias 22 e 24 de abril, as atividades acontecem no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre). Nos dias 23, 24 e 25 de abril as ações acontecem nos Centro de Saúde da rede SUS Campinas: CS São Marcos, Jardim Eulina, São Quirino, Centro de Saúde Aeroporto, DIC I, DIC III e CEREST. Também no dia 24 de abril ocorrem ações no complexo de salas de aula da Faculdade de Ciências Médicas, salas de informática, bolsões de estacionamento e Cecom.

Veja a programação com os dias e horários da Semana de Conscientização sobre a Voz e Ruído 2019.

 

...

Data

25 de Abril de 2019

a partir das 09:00 às 16:00

...

Local

Unicamp, Cecom, Postos de Saúde de Campinas, FCM
Mapa da FCM