Aníbal Vercesi é homenageado pelo Serrapilheira e Nature

Enviado por Edimilson Montalti em ter, 22/10/2019 - 11:25

O médico e professor do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Anibal Eugênio Vercesi, foi homenageado durante a Nature Conference on Advances in Metabolic Communication, evento promovido pelo Serrapilheira e pelo grupo Nature.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro de 15 a 18 de outubro e reuniu pesquisadores de oito países que são referência mundial na área do metabolismo. Vercesi fez a conferência da abertura.

“O país hoje tem bons pesquisadores que são ‘filhos científicos’ de grandes nomes como Leopoldo de Meis e Anibal Vercesi”, disse Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira.

“Sua contribuição científica é enorme, mas, para mim, a maior qualidade de Anibal é como professor”, comentou, na homenagem, a pesquisadora da USP Alicia Kowaltowski, que foi orientada por Vercesi. “Ele é excelente em transmitir seu conhecimento e formou mais de 300 pessoas.”

O evento marcou ainda o lançamento da revista Nature Metabolism. A revista vai abordar desde a pesquisa básica na área de metabolismo até as aplicações clínicas de terapias celulares.

Anibal Eugênio Vercesi graduou-se em 1972 em Medicina na Unicamp. Em 1974, obteve o título de doutor em bioquímica, também na Unicamp. No exterior, Aníbal realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins (JHU, na sigla em inglês), Estados Unidos, em dois períodos, entre 1976 e 1977 e entre 1979 e 1980. Sua área de pesquisa compreende os temas: metabolismo, bioenergética mitocondrial, homeostase de íons, estresse oxidativo em protozoários, fungos, plantas e mamíferos.

Leia também:

Brasil vem se tornando referência na pesquisa em metabolismo
Aníbal Vercesi recebe título de doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina do Uruguai
Professores da Unicamp são contemplados com a Ordem do Mérito Científico
Pesquisadores da FCM recebem o Prêmio Inventores 2018
Médico Anibal Vercesi recebe o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann