Palestra: Ciência aberta e acesso aberto no Brasil

Enviado por Edimilson Montalti em qua, 30/10/2019 - 16:38

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) convida para a palestra "Ciência Aberta e Acesso Aberto no Brasil", que será realizada no dia 18 de novembro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Central César Lattes.

A palestra tem por objeto o tema da Ciência e Acesso Aberto. As práticas de Ciência Aberta podem envolver o acesso aberto e gratuito a dados de pesquisa, artigos e ferramentas de pesquisa e estão associadas à transparência nos processos de pesquisa e à reprodutibilidade experimental; à democratização do acesso ao conhecimento científico; e, frequentemente, ao desenvolvimento e avanço dos processos de descoberta e inovação por meio do compartilhamento aberto de ferramentas e resultados de pesquisa.

Assim, abordaremos o movimento recente de Ciência Aberta em sua relação com as infraestruturas de informação e com as práticas científicas, bem como o Acesso aberto que iniciou em 2003. Busca-se também compreender de que maneira as práticas institucionalizadas são reconfiguradas em contextos de Ciência Aberta ou até que ponto se desenvolvem novas práticas de pesquisa, novas dinâmicas e formas de organização do trabalho científico no contexto da Ciência Aberta.

Mais detalhes e inscrições: https://capacitacao.bc.unicamp.br/index.php

Dúvidas ou informações: (19)3521-6470 qualisbu@unicamp.br

 

 

 

...

Data

18 de Novembro de 2019

a partir das 14:30 às 17:30

...

Local

Auditório da Biblioteca Central César Lattes
Mapa da FCM