Coreme - Comunicado 01 (Coronavírus)

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 22/03/2020 - 09:39

Comunicado COREME 001/2020

A COREME vem prestar os esclarecimentos e orientações necessárias em relação ao Coronavírus (COVID-19).

Há um plano de contingenciamento sendo preparado pela Superintendência do HC- Unicamp, conjuntamente com a Faculdade de Ciências Médicas e a Reitoria da Unicamp. Este plano poderá tomar várias medidas que visem a alocação de recursos, técnicos e humanos, para o enfrentamento do COVID-19, a depender das proporções que a epidemia atinja em nossa realidade. A revisão desta situação será contínua, e novas recomendações poderão ocorrer a qualquer momento.

Neste contexto, as/os residentes que tenham condições clínicas que cursem com imunossupressão e/ou use medicamentos imunossupressores/moduladores entrem em contato com seus preceptores e/ou supervisores para eventuais dispensas. O mesmo vale para as médicas residentes gestantes. A COREME deverá ser informada através do e-mail coreme@fcm.unicamp.br. Rogamos aos departamentos e disciplinas que compreendam a singularidade da atual situação.

Ademais, os programas de residência deverão manter inalteradas suas atividades assistenciais. As atividades teóricas coletivas deverão ser suspensas, à luz da recente coletiva de imprensa da Reitoria, na qual há vários casos suspeitos na comunidade da Unicamp. Frisamos que a FCM tem ambientes virtuais de ensino que poderiam suprir momentaneamente tais atividades.

A COREME está à disposição para eventuais dúvidas e sugestões.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Thiago Martins Santos
Vice-Coordenador da Comissão de Residência Médica
FCM / UNICAMP

Campinas, 13 de março de 2020