Curso de Medicina - Comunicado 02 (Coronavírus)

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 22/03/2020 - 10:05

Atividades de ensino no curso de Medicina durante o período de pandemia de coronavírus - Orientações para os alunos

Prezados alunos:

As medidas adotadas recentemente pela Reitoria da Unicamp e acatada por todos os Cursos de Graduação visam o isolamento ou distanciamento social, que diminui drasticamente a progressão do contágio pelo COVID-19 na população, diminuindo proporcionalmente o impacto sobre os serviços e recursos de saúde. Abaixo um link para um artigo do Washington Post que demonstra de forma bem clara e simples o efeito deste distanciamento social.

Desta forma, foram suspensas todas as atividades presenciais no âmbito da Universidade. É, no entanto, imprescindível que o isolamento realmente ocorra, portanto é responsabilidade civil e social de cada um de vocês que mantenham o isolamento o maior possível, ou seja, não frequentem festas, clubes, bares, reuniões de turma, encontros com amigos, etc. Tudo que envolver a possibilidade de contágio entre pessoas deve ser evitado. Como vocês estão se formando profissionais de saúde, sejam o exemplo para os demais cursos da Unicamp.

1 - Por quanto tempo?

As autoridades sanitárias e de saúde do Governo Federal, Estadual e Municipal irão definir,frente a progressão da epidemia, o relaxamento das medidas de isolamento.

2 - Como ficará o meu curso com esse isolamento?

Ficou definido pela Coordenadoria do Curso de Medicina (FCM) da Unicamp, diante do cenário do plano de contingenciamento do Coronavírus (COVID-19), com relação às atividades de ensino de graduação: Todas as atividades de ensino para os alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos estão suspensas, de acordo com o comunicado da Reitoria. As atividades assistenciais do Internato Médico (5º e 6º anos) estão mantidas. As atividades teóricas/seminários do Internato Médico (5º e 6º anos) estão suspensas.

Observação: Os alunos com risco aumentado (qualquer tipo de imunossupressão) e gestantes deverão obrigatoriamente entrar imediatamente em contato com a CEG para orientações. Todo aluno que estiver retornando de viagem ao exterior deverá também entrar em contato com a CEG e manter isolamento, por no mínimo sete (7) dias, e poderá retornar às suas atividades somente após liberação pela CEG.

3 - O que está sendo feito para minimizar as perdas?

A fim de minimizar perdas no aprendizado e facilitar posterior reposição das atividades a Coordenadoria do Curso de Medicina está planejando, em conjunto com os gestores das disciplinas, o oferecimentodo conteúdo teórico na modalidade de ensino com uso de novas tecnologias, frente à atual crise esta modalidade é considerada como válida para o ensino teórico. Desta forma a reposição presencial deverá apenas incluir o componente prático do curso, reduzindo de forma significativa o tempo necessário para atingir a carga horária necessária.

É fundamental lembrar ainda que estes conteúdos oferecidos nas plataformas digitais serão considerados já oferecidos e este conteúdo não será repetido de forma presencial. Portanto as avaliações somativas (provas para notas) serão realizadas em momentos oportunos após o retorno das aulas e serão validadas para compor as notas finais.

4 - O período de isolamento significa férias?

NÃO! É importante lembrar que isso significará que o período de distanciamento social não quer dizer FÉRIAS! Embora longe do ponto de vista presencial, há necessidade dos alunos continuarem a estudar com o material que está sendo providenciado e disponibilizado nos recursos online pelos professores em cada disciplina do curso.

Cada gestor de disciplina ficará responsável pelo cronograma de estudo e as avaliações e supervisão do conteúdo das plataformas.

AS ATIVIDADES DE ENSINO SERÃO OFERECIDAS NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM.

Os alunos receberam por e-mail e WhatsApp um código que dará acesso as disciplinas pertinentes.

Esta alternativa foi considerada a mais segura no momento devido aos recentes problemas e instabilidades com a plataforma MOODLE.

Estas medidas estão de acordo com as orientações da Pró-reitoriade graduação UNICAMP e com a portaria do MEC que prevê substituição de atividades presenciais por atividades à distância pelos próximos 30 dias pelo menos.

Casos específicos devem ser discutidos na CEG, preferencialmente por e-mail, para resolução.

Solicitamos a todos que utilizem do bom senso habitual para manejar as situações de ensino.

Agradecemos o empenho de todos e contamos que sairemos desta pandemia fortalecidos e com experiencias inovadoras de ensino.

Coordenação do Curso de Medicina FCM - Unicamp

Campinas, 17 de março de 2020