Curso de Medicina - Comunicado 03 (Coronavírus)

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 22/03/2020 - 10:07

Atividades de ensino no curso de Medicina durante o período de pandemia de coronavírus:
10 orientações práticas para docentes

Prezados Professores:

De acordo com as medidas adotadas recentemente pela Reitoria da Unicamp e acatada por todos os Cursos de Graduação foram suspensas todas as atividades presenciais no âmbito da Universidade.

Seguem as orientações referentes as atividades de ensino no período:

1. Até o momento, a orientação para o curso de medicina é de que todas as atividades de ensino para os alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos estão suspensas. As atividades assistenciais do Internato Médico (5º e 6º anos) estão mantidas. As atividades teóricas/seminários do Internato Médico (5º e 6º anos) estão suspensas. Esta resolução será revista diariamente de acordo com a evolução epidemiológica.
  2. A fim de minimizar perdas no aprendizado e facilitar posterior reposição das atividades a Coordenadoria do Curso de Medicina está planejando, em conjunto com os gestores das disciplinas, o oferecimentodo conteúdo teórico na modalidade de ensino à distância. No período de reposições serão priorizadas as atividades práticas com pacientes reduzindo de forma significativa o tempo necessário para atingir a carga horária necessária e gerando menores impactos no aprendizado e calendário do curso.
  3. Já foram feitas reuniões com os gestores das disciplinas para orientações e cada gestor ficará responsável elaboraçãodo cronograma de estudo, supervisão do material inserido na plataforma. AS ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA SERÃO OFERECIDAS NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM. Todas as disciplinas do curso já estão cadastradas na plataforma. Esta alternativa foi considerada a mais segura no momento devido aos recentes problemas e instabilidades com a plataforma MOODLE. É importante que todas as disciplinas sejam centralizadas em uma só plataforma para evitar duplicidade e dificuldades de acesso para os alunos.
  4. A orientação é gravação de aulas ou, como última medida, colocação das aulas em formato PDF, para acesso dos alunos assim como disponibilização de material de estudo como capítulos de livros ou textos, imagens, plataformas onlin e que acharem pertinentes. É importante que o conteúdo seja disponibilizado de forma organizada e com cronograma mostrando a sequência de estudos e avaliações. É fundamental lembrar ainda que estes conteúdos serão considerados ministrados e não serão repetidos.
  5. As provas do internato estão mantidas: devem ser feitas à distância ou, se extremamente necessário, em salas de aula grandes com, no mínimo, 1 metro de distância entre os alunos.
  6. Poderão também ser realizadas avaliações on-line como estudos dirigidos, portifólios, trabalhos que comporão as notas finais. Entretanto as avaliações somativas (provas teóricas finais: do 1o. ao 4o. ano) serão realizadas nos momentos oportunos após o retorno as atividadese serão validadas para compor as notas finais.
  7. Os alunos foram orientados sobre a necessidade de continuarem a estudar com o material que está sendo providenciado e disponibilizado nos recursos online pelos professores em cada disciplina do curso.
  8. As atividades de simulação estão suspensas até segunda ordem. Ensino de habilidades que são imprescindíveis para o seguimento da disciplina no internato deverão ser comunicadas à CEG para organização da realização.
  9. Está autorizada o remanejamento de alunos em atividades práticas do internato com autonomia dos gestores e que deve sempre levar em consideração o balanço entre a assistência/ensino/precauções. Todas as modificações de escalas de rodízio devem ser enviadas à CEG para ciência e orientação dos alunos.
  10. Os alunos com risco aumentado (qualquer tipo de imunossupressão) e gestantes deverão obrigatoriamente entrar imediatamente em contato com a CEG para orientações. Todo aluno que estiver retornando de viagem ao exterior deverá também entrar em contato com a CEG e manter isolamento, por no mínimo sete (7) dias, e poderá retornar às suas atividades somente após liberação pela CEG.

Estas medidas estão de acordo com as orientações da Pró-reitoria de graduação e com a portaria do MEC que prevê substituição de atividades presenciais por atividades à distância pelos próximos 30 dias pelo menos.

Casos específicos devem ser discutidos na CEG, preferencialmente por e-mail, para resolução.

Solicitamos a todos os docentes que utilizem do bom senso habitual para manejar as situações de ensino e priorizem a diminuição de exposição dos alunos.

Agradecemos o empenho de todos e contamos que sairemos desta pandemia fortalecidos e com experiencias inovadoras de ensino.

Coordenação do Curso de Medicina FCM - UNICAMP
Campinas, 17 de março de 2020