Curso de Medicina - Comunicado 04 (Coronavírus)

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 22/03/2020 - 10:20

Novas orientações sobre o internato médico durante a pandemia de coronavírus

Prezados Professores:

De acordo com as medidas adotadas recentemente pela Reitoria da Unicamp e boletim do HC divulgado ontem e, ainda, a situação epidemiológica atual fica definido para as atividades do internato:

1. As atividades presenciais de assistência do internato do curso de Medicina deverão ser suspensas gradativamente, de acordo com a necessidade de cada área, até sexta-feira dia 20/03/2020.
  2. A partir do dia 20/03/2020 todas as atividades de rotina do internato deverão estar suspensas.
  3. Os plantões estarão mantidos até segunda ordem.
  4. Estamos avaliando em conjunto com as áreas a necessidade de esquemas de plantão diurno/noturno e fins de semana. Até o fim do dia de hoje serão definidas as áreas com necessidade de plantão de internos.
  5. As atividades de ensino com metodologia à distância estarão mantidas para todos os alunos incluindo internato médico.
  6. Esta resolução será revista diariamente e poderá ocorrer convocação dos internos de acordo com a evolução quadro epidemiológico.
  7. Os alunos com risco aumentado (qualquer tipo de imunossupressão) e gestantes deverão obrigatoriamente entrar imediatamente em contato com a CEG para afastamento. Todo aluno que estiver retornando de viagem ao exterior deverá também entrar em contato com a CEG e manter isolamento, por no mínimo (14) quatorze dias, e poderá retornar às suas atividades somente após liberação pela CEG.

Solicitamos a todos os docentes que utilizem do bom senso habitual para manejar as situações de ensino e priorizem a diminuição de exposição dos alunos.

Casos específicos devem ser discutidos na CEG, preferencialmente por e-mail, para resolução.

Coordenação do Curso de Medicina
FCM Unicamp

Campinas, 18 de março de 2020.