Curso de Medicina - Comunicado 05 (Coronavírus)

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 22/03/2020 - 10:23

Orientações sobre atividades do Internato no curso de Medicina a partir do dia 23/03/2020, segunda-feira

A partir do dia 23/03/2020, todas as atividades de rotina do internato estarão suspensas.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

TODOS OS ALUNOS SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS DEVERÃO SER AFASTADOS IMEDIATAMENTE E PROCURAR AVALIAÇÃO MÉDICA: CASOS LEVES CECOM, CASOS GRAVES UNIDADES DE EMERGENCIA

1. Todas as atividades de prática clínica serão repostas. As atividades teóricas devem ser feitas online e NÃO serão repostas.
  2. As atividades de plantão neste fim de semana 21 e 22/03/2020 ficam inalteradas.
  3. Os alunos com risco aumentado (qualquer tipo de imunossupressão) e gestantes deverão obrigatoriamente entrar imediatamente em contato com a CEG para afastamento.
  4. Os alunos que estão no exterior devem contactar imediatamente a CEG informando data provável de chegada ao Brasil.
  5. Todo aluno que estiver retornando de viagem ao exterior deverá também entrar em contato com a CEG e manter isolamento, por no mínimo 14 (quatorze dias), e poderá retornar às suas atividades somente após liberação pela CEG.

As atividades a partir de 23/03/2020 serão APENAS as mencionadas abaixo.

TODAS AS OUTRAS ATIVIDADES DE INTERNATO MÉDICO ESTARÃO SUSPENSAS.

QUINTO ANO:

MD 942 Atenção Integral à Saúde da Mulher

TODOS OS DIAS (INCLUINDO FINAIS DE SEMANA E FERIADOS) 7 internos           plantonistas

TODAS AS NOITES - 5 plantonistas

MD 941 Atenção Integral à Saúde da Criança

Neonatologia: TODOS OS DIAS (INCLUINDO FINAIS DE SEMANA E FERIADOS):    1 interno plantonista. Plantões Noturnos suspensos.

PS Pediatria: 1 aluno de plantão noturno e 1 (24h) nos finais de semana. Plantões diurnos de dias de semana suspensos.

Enfermaria Pediatria: 1 interno de plantão noturno e 2 internos de plantão diurno até o término das evoluções.

SEXTO ANO:

A escala de férias está mantida.

MD-136 - Emergências Clínicas

As atividades diurnas da disciplina estão suspensas.

Os alunos terão atividades apenas na Unidade de Emergência Referenciada (Pronto Socorro) e devem seguir a nova escala (escala Corona) que será publicada no portal do aluno no dia 20/03/2020.

OBS: Os plantões noturnos, finais de semana e feriados na Retaguarda foram realocados para o pronto socorro e devem seguir a escala publicada.  Não considerar a escala retaguarda.

Os plantões noturnos, finais de semana e feriados do Unidade de Emergência Referenciada seguem a escala vigente desde o início das atividades do sexto ano.

MD138 - Cirurgia do Trauma

DIURNO 1 aluno por dia de acordo com a nova escala publicada.

MD126- Emergência Cirúrgica

PLANTÕES NOTURNOS, FINAIS DE SEMANA E FERIADOS:  mantidos ( 1 interno)

Solicitamos a todos os docentes que utilizem do bom senso habitual para manejar as situações de ensino e priorizem a diminuição de exposição dos alunos.

Casos específicos devem ser discutidos na CEG, preferencialmente por e-mail, para resolução.

Estas normas serão revistas diariamente e poderão ser modificadas de acordo com o quadro epidemiológico

Coordenação do Curso de Medicina FCM - UNICAMP

Campinas, 20 de maio de 2020