Depto. de Psicologia Médica e Psiquiatria cria projetos de apoio emocional para médicos e profissionais da saúde

Enviado por Edimilson Montalti em ter, 19/05/2020 - 15:20

A pandemia de Covid-19 tem trazido diversos desafios para profissionais da saúde e sentimentos de medo e incertezas que podem gerar sofrimento e angústia.  O Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, em parceria com o Grupo de Apoio Virtual a Profissionais de Saúde (GAPS), estão promovendo três projetos de apoio aos profissionais da saúde, médicos e médicos docentes que estão atuando no combate à pandemia da Covid-19.

O primeiro projeto é destinado ao apoio emocional para os profissionais da saúde, chamado de Cuidando de quem cuida, um grupo de apoio formado por profissionais da saúde mental, com o objetivo de auxiliar a lidar com essa situação difícil.
São disponibilizadas várias formas de ajuda: conversas pontuais para esclarecimentos e apoio, grupos de um único encontro, para trocas de vivências e acolhimento, e atendimentos individuais ou em grupos, com o limite de oito encontros, para auxiliar com os diversos sentimentos deste período.

Os interessados devem escrever para o e-mail apoioprofissionais@hc.unicamp ou para o inbox do whatsapp (19) 99882-5590, ou preencher diretamente o formulário.

O segundo projeto é destinado aos médicos  e médicos docentes e se chama Inquietações na prática médica - Grupo Balint. A iniciativa e coordenação dessa atividade é do médico psiquiatra da FCM Roosevelt Cassorla. Nos Grupos Balint, os médicos compartilham, em grupo, casos e situações clínicas e suas repercussões emocionais visando identificar e compreender fatores envolvidos.   As reuniões ocorrem aos sábados, a partir das 16 horas.

Os interessados devem enviar nome e especialidade para o e-mail, apoioprofissionais@hc.unicamp ou para o inbox do whatsapp (19) 99882-5590 e aguardar o link dos encontros. Pode também solicitar-se esclarecimentos. Para  mais informações assista o vídeo com o Roosevelt Cassorla.

O terceiro projeto chama-se Atendimentos de Escuta Psicanalítica online - Covid-19. Este projeto é organizado pelo LaPSuS-Unicamp e pelo IPEP, que está realizando atendimentos psicanalíticos online gratuitos junto aos profissionais da área da saúde da cidade de Campinas que estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia Covid-19.  "Esse dispositivo de escuta psicanalítica tem, entre outras missões, servido de retaguarda ao GAPS", explica o médico psicanalista e coordenador do LaPSuS, Mario Eduardo Costa Pereira. O site para o preenchimento do formulário dos interessados é https://ipep-psicanalise.com.br.