FCM é destaque no Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 15/09/2020 - 11:13

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi destaque durante o 64o Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO 2020 Virtual), realizado de 4 a 7 de setembro, em plataforma online. Além de contar com professora titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM, Keila Monteiro de Carvalho, na presidência do evento, a FCM conquistou quatro dos dez prêmios distribuídos, e teve o professor Carlos Eduardo Leite Arieta homenageado pelos serviços prestados à comunidade.

Foi a terceira vez que Campinas foi escolhida como cidade anfitriã do evento. A primeira vez aconteceu em 1971, na 16ª edição CBO, como o tema “Patologia da Mácula e Crioterapia”. A segunda vez de realização do Congresso na cidade ocorreu em 1984, na ocasião de realização do VI Congresso Brasileiro de Prevenção à Cegueira.

“Campinas é uma região metropolitana com vocação para Ciência e Tecnologia. Destaco a posição inequívoca da Unicamp como polo de Ensino e Pesquisa. A FCM é reconhecida nesse sentido. A faculdade conta 318 docentes, 98% com doutorado”, disse Keila Monteiro sobre a oportunidade de realização do evento na cidade.

A docente da FCM -  que já participou de duas gestões da Diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - também destacou a importância da Oftalmologia da Unicamp no contexto de atendimento da população. “Somos um centro de referência para 90 municípios e mais de 4,8 milhões de pessoas. E oferecemos ampla variedade de cuidados assistenciais pelo SUS com acesso a modernos procedimentos e tratamentos médicos”, destacou.

Todos os quatro prêmios recebidos pela Oftalmologia da FCM estão relacionados à pesquisas sobre Glaucoma. São eles:

Prêmio Oftalmologia Clínica
Pesquisa: Minimum rim width and peripapillary retinal nerve fiber layer for diagnosing early to moderate glaucoma in the brazilian longitudinal glaucoma study (blogs) 
Autores: Camila e Silva Zangalli, Alessandro A. Jammal, Alexandre S. C. Reis, Alberto Dinizfilho, Jayter S. Paula, Augusto Paranhos Jr., Vital P Costa

Prêmio Pesquisa Básica
Pesquisa: Associação das variantes ABCA1 (RS2472493) e GAS7 (RS9913911) com GPAA em uma população brasileira 
Autores: Manoel Vinicius Rocha Araki, Yuri Carvalho Oiamore Silva, Thiago Adalton Rosa Rodrigues, Flavia Fialho Bajano, Rui Barroso Schimiti, Vital Paulino Costa, Monica Barbosa de Melo, Jose Paulo Cabral Vasconcellos

Prêmio Região Sudeste
Pesquisa: Analysis of CFB (R32Q - RS641153) and CFH (RS1410996) variants as risk factors for age-related macular degeneration in a brazilian population
Autores: Monica Barbosa de Melo, Marina Gonçalves Monteiro Viturino, Jamil Miguel Neto, Alicia Buffoni Roque, Gessica Fernandes S. Borges, Flávio Maccord Medina, Mônica Alves, Flávia Fialho Bajano, Sueli Matilde Silva Costa, José Paulo Cabral de Vasconcellos

Prêmio Trabalho Internacional
Pesquisa: The effect of age in increasing susceptibility to intraocular pressure damage in glaucoma
Autores: Alessandro Adad Jammal, Atalie C. Thompson, Samuel I. Berchuck, Vital Paulino Costa, Felipe A. Medeiros

Veja a lista completa de trabalhos premiados, aqui.

Homenagem
Durante o CBO 2020 Virtual, o também docente do Departamento de Oftalmologia da FCM, Carlos Eduardo Leite Arieta, foi homenageado pelos serviços prestados à população pela Unicamp. “A homenagem ao professor Arieta reconhece toda a qualidade e excelência do nosso trabalho. Em 2019, o Serviço de Oftalmologia da Unicamp recebeu o prêmio António Champalimaud de Visão 2019, considerado o Nobel da Oftalmologia”, comentou Keila.

Leia também
Serviço de oftalmologia do HC da Unicamp vence Prêmio Champalimaud por combate à cegueira