Disciplina Topics in Surgical Sciences do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia recebeu palestrantes internacionais

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 09/12/2020 - 08:24

A disciplina Topics in Surgical Sciences do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu duas palestrantes internacionais neste semestre. Essa disciplina é oferecida integralmente em inglês desde 2018, e sempre inclui a participação de professores de instituições de ensino superior de outros países.

“O principal objetivo do curso é a internacionalização, incentivando os alunos ao aprimoramento do inglês acadêmico e, ao mesmo tempo, abrindo oportunidades para que estudantes estrangeiros possam se interessar e ingressar no Programa”, explica a professora Raquel Franco Leal, coordenadora da Disciplina de Tópicos em Ciências da Cirurgia do PPG em Ciências da Cirurgia da FCM.

No dia 10 de novembro, Azucena Salas, professora de imunologia da Universidade de Barcelona, Espanha, proferiu uma palestra sobre “Scientific research article – How do I write?”. No dia 24 de novembro, a doutora Naiara Beraza, pesquisadora e coordenadora de um grupo de pesquisa do Quadram Institute, em Norwich, Inglaterra, abordou também escrita acadêmica em inglês com o título da palestra “Tips on writing academic English – How do I write?”. Participaram dessas sessões a professora Raquel Franco Leal e o professor Gustavo Pereira Fraga, coordenador do Escritório de Relações Internacionais da FCM – Unicamp.

As aulas foram ministradas por via remota de forma virtual através da ferramenta Hangouts Meet da Google, e mesmo à distância, os alunos de pós-graduação demonstraram grande interesse no assunto e foram bastante participativos, interagindo com as profissionais, que são bastante experientes no assunto, uma vez que apresentam publicações em diversas revistas de alto impacto.

“É importante colocar os alunos em contato com esses profissionais para que possam adquirir informações a respeito do assunto vindos de diferentes pontos de vista. A escrita acadêmica em inglês é um processo e não um fim, e as habilidades vão sendo adquiridas com o tempo e muita prática, porém é preciso direcionar os alunos nesse processo”, comenta Raquel.