Qualificações e Defesas - Detalhes

Orientador(a): Maria Rita Donalisio Cordeiro

Apresentação de Defesa
Curso: Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde
Local: anfiteatro da pós graduação
Data: 05/06/2024 - 13:30 hrs
Banca avaliadora
Titulares
Maria Rita Donalisio Cordeiro - Presidente
Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco
Ana Freitas Ribeiro - Instituto de Infectologia Emilio Ribas
Suplentes
Aldiane Gomes de Macedo Bacurau
Brigina Kemp

Resumo

Introdução: Os Profissionais de saúde pertencem ao grupo de maior risco de (re)infecção por trabalharem exposto a pacientes com SARS-CoV-2. Este estudo analisa os riscos de (re)infecção destes profissionais envolvidos na assistência da rede básica e centros de apoio psicossocial. Objetivos: Descrever o perfil sociodemográfico e ocupacional e a incidência de Covid-19 entre todos os profissionais do Distrito Sudoeste de Campinas, assim como a associação entre a (re)infecção por Covid-19 e características sociodemográficas, carga de trabalho e inserção ocupacional, comportamentos dentro e fora do ambiente de trabalho em uma amostra de profissionais de saúde do Distrito, com teste positivo e negativo para Covid-19. Métodos: 1) estimativa de incidência de Covid-19 e caraterísticas sociodemográficas e ocupacionais dos profissionais de saúde do Distrito Sudoeste 2) estudo com delineamento caso-controle teste negativo para analisar a associação de variáveis sociodemográficas, epidemiológicas, clínicas e laboratoriais no grupo de profissionais com sintomas respiratórios e teste molecular positivo (RT/PCR) para SARS-CoV-2, coletado em tempo oportuno, 30 dias após esquema vacinal completo (casos) e grupo de profissionais sintomáticos com teste negativo com as mesmas características, no período de março de 2021 a julho de 2022. Após análise bivariada, o resultado foi ajustado pelo modelo de regressão logística múltipla e obtidos estimadores de Razão de Odds e respectivos intervalos de confiança de 95 . Resultados: a taxa de incidência de Covid-19 nos trabalhadores de saúde do Distrito foi de 382,0 por 1000, maior no sexo feminino, na faixa etária entre 40 e 59 anos, nível técnico/médio da saúde e vínculo público. As variáveis associadas à positividade dos testes foram a existência de familiar com Covid-19 no domicílio, frequentar locais com outras pessoas e reforço vacinal com esquema homólogo. Conclusão: o principal local de contágio dos profissionais de saúde foi domiciliar e em atividades sociais e não no ambiente de trabalho. A ausência de casos graves sugere proteção vacinal e por infecção prévia pelo SARS-CoV-2. Os profissionais da saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 possuem risco elevado de serem infectados pelo SARS-COV-2, particularmente durante a circulação da variante e subvariantes da Ômicron.