Procedimentos para Defesa

Procedimentos gerais para solicitação de defesa Clique Aqui

Requisitos adicionais para solicitação de defesa:

  • Para o mestrado: ter submetido um artigo completo e original, integralmente em inglês, para periódico indexado no SCI (Science Citation Index) com QUALIS (Medicina I, Capes) maior que B3, sendo o aluno o primeiro autor.
  • Para o doutorado: ter publicado ou aceito para publicação um artigo completo e original, integralmente em inglês, para periódico indexado no SCI (Science Citation Index)  QUALIS (Medicina I, Capes) maior que B3, sendo o aluno o primeiro autor.
  • Ter assistido a pelo menos 2 defesas

Algumas orientações:

  • Os documentos devem comprobatórios devem ser enviados pelo SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica pela janela laranja "Deseja enviar algum documentos para a Secretaria" na área do aluno.
  • O manuscrito da dissertação ou tese deve ser anexo no momento em que for enviar o pedido da Defesa.
  • A inclusão de coorientador só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. O credenciamento é de responsabilidade do orientador e do aluno e que deverá ser solicitado com um ano de antedência da data da defesa. Não serão aceitas inclusões após o registro do exame de qualificação do aluno.
  • Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui
  • Os membros indicados devem ter a produção científica compatível com a exigida para o credenciamento no programa: "Desenvolvimento como pesquisador responsável de produção científica contínua por quadriênio, com pelo menos quatro publicações completas na forma de artigos publicados em Periódicos com seletiva política editorial classificado como QUALIS (Medicina I, Capes): A1, A2 ou B1." conforme especificado aqui.
  • A aula de exposição do aluno deverá ter duração de no mínimo 30 e até 60 minutos.
  • O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes)  juntamente com o convite emitido pela secretaria do programa com antecedência de 30 dias.

 

Cadastramento de membros:

Encaminhar o Cadastro de professor externo, somente se o membro não estiver cadastrado no SIGA.

Após a aprovação da banca o aluno receberá um e-mail informando a necessidade de atualização do cadastro do membro externo. Pois, para a participação na banca a CPG disponibiliza uma ajuda de custo para o membro titular que reside fora de Campinas no valor de R$320,00. O valor será depositado na conta informada no cadastro.

 

Agendamento:

O agendamento da sala/Anfiteatro poderá ser nos Departamentos ou verificar disponibilidade no prédio da CPG/FCM:

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao/agendas-anfiteatro-e-salas-d...

O horário recomendado é das 9:00 ao 12:00 e 13:30 as 17h00.

 

ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as defesas e não será permitido a realização de coffe break no Anfiteatro da CPG/FCM.

Locais para lanche