Radiologia recebe três prêmios em Congressos.

Dois trabalhos de docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram premiados durante o XXXV Congresso Brasileiro de Radiologia, o X Congresso da Sociedade Latino-americana de Radiologia Pediátrica e da IV Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, ocorridos de 12 a 14 de outubro na cidade de Curitiba.
“Ressonância magnética na avaliação das anomalias dos ductos müllerianos obstruídas, em neonatos e adolescentes”, dos professores Nelson M. G. Caserta, do Departamento de Radiologia e Oswaldo da R. Grassiotto, do Departamento de Toginecologia, ambos da FCM e em parceria com Antonio Soares Souza e Elaine Arruda, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, foram classificados em primeiro lugar no módulo de Pediatria.
O trabalho dos médicos e pesquisadores demonstra o emprego da ressonância magnética para definir formas de obstrução uterinas e associações com síndromes congênitas. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), local onde atuam os docentes da FCM.
Já o trabalho “Espectroscopia de prótons de alta resolução do líqüor: achados de 25 pacientes com esclerose múltipla”, de Andreia Vasconcellos Faria e Verônica de Araújo Zanardi, do Departamento de Radiologia da FCM; Fernando Cendes, do Departamento de Neurologia da FCM e Anita Jocelyne Marsaioli e Márcia Miguel Ferreira, do Instituto de Química (IQ), em conjunto com os alunos Fabiano Reis e Carlos Otávio Brandão, da FCM, e Isis Martins Figueiredo, do IQ, tiveram o trabalho classificado como hours concours.
Durante o XXIII Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina nuclear e imagem molecular, realizado de 12 a 15 de outubro em Brasília, o prêmio de melhor pôster ficou para o trabalho “SPECT cerebral com ECD-99mTc em pacientes hemiplégicos submetidos a estimulação elétrica neuromuscular - análise ecom Statistical Parametric Mapping (SPM)”, de Celso Dario Ramos e Edwaldo Eduardo Camargo, docentes da Medicina Nuclear do Departamento de Radiologia da FCM; Donizete C. Honorato, docente do Departamento de Neurologia; Juliana Sanches Romanato, residente da Medicina Nuclear do Departamento de Radiologia; Elba Cristina S. C. Etchebehere, Bárbara J. Amorim, Mariana C. L. Lima e Allan O. Santos, médicos do Serviço de Medicina Nuclear do HC; Telma Oberg, fisioterapeuta do Serviço de Fisioterapia do HC e Dalton dos Anjos, ex-residente da Medicina Nuclear do Departamento de Radiologia da FCM. Esse trabalho segue, agora, para publicação.