Brito Cruz e Daniel Pereira abrem “I Semana de Pesquisa” da FCM

Brito Cruz, Daniel Pereira, Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon são alguns dos palestrantes convidados da “I Semana de Pesquisa” que acontece de 7 a 10 de maio, das 9 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A produção científica da FCM vem crescendo de forma acentuada de 10 a 15 anos para cá e, a exemplo do que ocorre em diversas universidades em diferentes partes do mundo, a Câmara de Pesquisa da FCM considerou que já era hora de realizar um evento para mostrar o que cada um de seus departamentos está produzindo.

A programação da “I Semana de Pesquisa” da FCM está dividida em oito períodos de discussão com conferências, miniconferências, temas livres e mesas-redondas dos caminhos das pesquisas desenvolvidas pelos Departamentos de Cirurgia, Clínica Médica, Genética, Anestesiologia, Patologia Clínica, Farmacologia, Psiquiatria, Neurologia, Enfermagem, Medicina Preventiva e Social, Tocoginecologia, Pediatria, Radiologia, Anatomia, Ortopedia e Oftalmo-Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia.

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz e o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Daniel Pereira falam, respectivamente, sobre a “Ciência e tecnologia no Brasil: universidades, empresa e a pesquisa” e “A produção científica cultural e artística na Unicamp”, no dia 7, às 18 horas, durante a cerimônia oficial de abertura.

Os professores da USP Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon falam no dia 10 sobre medicina nuclear e radioterapia; a inserção da anatomia patológica na pesquisa molecular; as novas perspectivas de regeneração medular e os métodos de estímulo à osteogênese.

Destaque também para as miniconferências “Dislipidemias e função mitocondrial”, do professor Aníbal E. Vercesi, no dia 7, às 14 horas e “A pesquisa no Departamento de Genética Médica”, da professora Andréa T. M. Guerra, no mesmo dia, às 14h40; “Terapia angiogênica: celular e gênica”, da professora Joyce Maria A. Bizzacchi, no dia 8, às 9 horas e “Novas estratégias terapêuticas no tratamento da disfunção erétil relacionada ao diabetes tipo 2”, do professor Cleber E. Teixeira, também no dia 8, às 9h30.

As mesas-redondas “A integração entre pesquisa e serviços de saúde: qual a diretriz predomina e em que intensidade as demandas partem do serviço ou da academia?” com a participação de professores do Departamento de Medicina Preventiva e Social e da Enfermagem e “O estado da arte: estado atual das pesquisas nos Departamentos de Oftalmo-Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia acontecem no dia 9, às 9 horas e no dia 10, às 14 horas.

O encerramento da programação será às 18 horas, com a palestra do professor Luiz Sérgio Leonardi sobre a história da FCM. Após a palestra será entregue o prêmio Miguel Tobar Acosta aos professores da graduação que se destacaram no ensino no ano de 2006.
A programação da “I Semana de Pesquisa” traz ainda a apresentação de mais de 100 pôsteres separados por áreas de pesquisa e comunicações orais que estão disponíveis em www.fcm.unicamp.br/spesquisa1/index.php.