FCM: uma visão científica entre o passado e o presente

A exposição histórica “Uma visão científica”, aberta hoje (16) pela manhã na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, é um resgate dos primórdios da pesquisa científica feita na faculdade e uma viagem pelo seu passado até os dias de hoje.
O encontro entre o antigo e o novo, retratado nos painéis, documentos e fotos da faculdade, demonstra a preocupação da FCM em preservar sua história. “Tomamos emprestado o passado para alicerçar as bases do futuro”, disse o diretor da FCM, José Antônio Rocha Gontijo, durante a cerimônia de abertura.
Gontijo destacou a importância dos cientistas, pesquisadores, doutores, mestres e funcionários que passaram pela instituição e deixaram seus exemplos e o resultado de seus trabalhos.
Um deles, o médico e historiador Licurgo de Castro, cedeu à FCM todo o seu acervo pessoal para compor o Centro de Memória da FCM, um trabalho desenvolvido pelo Arquivo Setorial da faculdade com o apoio do Sistema de Arquivo Central (Siarq) da Unicamp.
Para Cristina Correia Dias Barbieri, responsável pelo arquivo de imagem e som do Siarq, a exposição “Uma visão científica” reaviva a questão da gestão de documentos e a “FCM tem contribuído para preservar a memória da Unicamp”, disse.
O professor Antônio de Azevedo Barros Filho, do Departamento de Pediatria, lembrou que a pesquisa começou nos laboratórios da Santa de Casa, e sentiu falta dessa referência na exposição temática.
Entretanto, Márcia Aparecida Marques Silveira, responsável pelo Serviço de Arquivo Permanente do Siarq, lembrou que as fotos da Santa Casa foram usadas nas exposições anteriores. “Para esta exposição, buscamos resgatar os documentos publicados em revistas e jornais da época. O contraste com as fotos atuais da faculdade deu um resultado ótimo”, comentou Márcia, satisfeita com o resultado.
A exposição histórica “Uma visão científica” fica até o dia 8 de junho, das 8h30 às 17h30, no Espaço das Artes da FCM, no prédio-sede da faculdade. Entrada franca.