FCM recebe professores internacionais em fibrose cística. Especialistas participarão de defesas de tese e workshop

Enviado por Edimilson Montalti em seg, 20/08/2018 - 08:30

Especialistas participação de defesas de tese e workshop

O microbiologista  da Universidade de Copenhague Niels Høiby e o pneumologista pediátrico da Universidade da Califórnia Paul Quinton estarão, a partir de 21 de agosto, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles participam da defesa de duas teses de doutorado nos dias 22 e 24 de agosto e de um workshop internacional sobre fibrose cística, no dia 25 de agosto. Ambos vêm à Unicamp à convite do Grupo de Estudos em Fibrose Cística do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da FCM.

O Ciped tem aliado diferentes técnicas diagnósticas na hora de detectar casos de fibrose cística, uma doença de origem genética, ainda sem cura, que atinge cerca de 70 mil pessoas no mundo todo. No Brasil, a prevalência da doença é de um para cada 10 mil nascidos vivos. Há três anos o Estado de São Paulo incorporou o exame de fibrose cística ao teste do pezinho em crianças recém-nascidas e o Ciped tornou-se um centro de referência.

Quinton é coautor do estudo de doutorado “Segurança, tolerabilidade e os efeitos sobre variáveis ​​clínicas e marcadores laboratoriais de inalação de bicarbonato de sódio em pacientes com fibrose cística”, juntamente com o José Dirceu Ribeiro, coordenador da área de pneumologia pediátrica da FCM. A tese de doutorado será apresentada no dia 22 de agosto de 2018, às 9 horas,  por Carla Cristina S. Gomez, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.

 

Høiby é coautor do estudo de doutorado “Infecção por Pseudomonas aeruginosa nas vias aéreas da fibrose cística: detecção precoce e funcionalidade da resposta imune humoral específica”, juntamente com Carlos Emilio Levy, do Laboratório de Microbiologia da Divisão de Patologia Clínica, Hospital de Clínicas (HC - Unicamp). A tese será apresentada no dia 24 de agosto de 2018, às 9h, por Renan Marrichi Mauch, no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.

No sábado, dia 25 de agosto, das 8h50 às 17h00, os dois professores participarão do “IV Workshop Internacional de Fibrose Cística”, no auditório 1, na Legolândia da FCM. Veja a programação e inscrição.