Neurologista da Unicamp fala sobre doença de Pompe, que causa fraqueza muscular progressiva

Enviado por Edimilson Montalti em seg, 11/06/2018 - 09:12

No dia 13 de junho, a partir das 18 horas, no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece a palestra “Reconhecendo a doença de Pompe”. A doença de Pompe é uma doença genética, progressiva, causada pela deficiência da enzima alfa-glicosidade ácida. Esta deficiência gera acúmulo gradativo de glicogênio nas células, resultando em fraqueza muscular que afeta a movimentação, a respiração e a função cardíaca.

A palestra será proferida por Marcondes França Júnior, neurologista da FCM e coordenador do Departamento Científico de Moléstias Neuromusculares da Academia Brasiliera de Neurologia (ABN). O objetivo da palestra é alertar médicos e outros profissionais de saúde sobre a importância de perceber os sintomas da doença de Pompe favorecendo, dessa forma, o diagnóstico precoce.

De acordo com Marcondes, estima-se que a doença de Pompe afete 2.500 pessoas no Brasil, mas apenas 10% estão diagnosticadas e pouco mais de 100 pacientes estão em tratamento.

“O início dos sintomas é variável, podendo ocorrer nos primeiros meses de vida, na infância ou até na idade adulta. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de administrar a doença e oferecer maior qualidade de vida ao paciente. Além disso, o diagnóstico permite o aconselhamento genético do indivíduo e de seus familiares”, explica Marcondes.

No dia 28 de junho, celebra-se o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Pompe. A palestra faz parte de uma campanha nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), juntamente com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Serviço:
Reconhecendo a doença de Pompe
Dia: 13 de junho
Horário: 18 às 20 horas
Local: Anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Público: Entrada franca
Responsáveis: Marcondes C. França Jr e Carolina Araujo Moreno
Telefone para contato: (19) 3521-8045
E-mail: camoreno@fcm.unicamp.br