x

topo

 

Curso Plantas Medicinais


CURSO DE EXTENSÃO: USO SEGURO DE PLANTAS MEDICINAIS

                                                                LAVANDA

Foi realizada no dia 23-ago-25 a primeira aula do Curso de Extensão: Uso Seguro de Plantas Medicinais do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS)/ Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/ UNICAMP.

A turma é composta por 22 alunos com diferentes formações. Abaixo as fotos deste primeiro dia da aula realizada pela Plataforma google meet.

 

aula 1

 

 

aula 1.1

 

 

Forma de oferecimento: 100% on line pela Plataforma google meet.

Ementa do curso: As plantas medicinais na história do cuidado humano. Ciranda de ervas e a troca entre saberes tradicional, popular e científico. Legislação que regulamenta o uso de plantas medicinais e políticas públicas para a implementação de Farmácias Vivas. Preparações caseiras de plantas medicinais. Uso seguro de plantas medicinais utilizadas em processos inflamatórios e para os sistemas nervoso, digestório, tegumentar e respiratório. O conjunto das ações prático-teóricas será desenvolvido com metodologias ativas.

Carga horária: 48 horas

Período do curso: de 23-ago-25 a 24-jan-26 (um sábado por mês, das 09:00 às 18:00, conforme calendário abaixo).

Público-alvo: Pessoas interessadas em conhecer mais as plantas medicinais. Sem restrição de formação.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER OU ACESSE O SITE:

https://extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81a%D4%C2%5E%EA%DE%9F&of=%F7%12%AB

 

CALENDÁRIO DO CURSO: aulas das 09:00 às 18:00

 

Data Período Aula Professor
Módulo I- Introdução 
23/ago/25 Manhã Apresentação e Introdução Nelson Filice/ Renata Carnevale/ Michelle Jorge
Tarde Introdução às plantas medicinais Michelle Jorge
20/set/25 Manhã Farmácia Viva- Jardim Terapêutico Renata Carnevale
Tarde Saberes populares, tradicionais e racionalidades médicas Renata Carnevale
18/out/25 Manhã Ciranda de Ervas Michelle Jorge
Módulo II- Uso seguro de plantas medicinais (experiência, preparação caseira)
18/out/25 Tarde Plantas medicinais para sistema nervoso Michelle Jorge
08/nov/25 Manhã Plantas medicinais para sistema digestório Alexandra Sawaya
Tarde Plantas medicinais para sistema digestório Cristina Tanikawa
06/dez/25 Manhã Plantas medicinais para pele Michelle Jorge
Tarde Plantas medicinais para sistema respiratório Michelle Jorge
24/jan/26 Manhã Plantas medicinais para tratamento da inflamação Cristina Tanikawa
Tarde Avaliação e Encerramento Nelson Filice/ Renata Carnevale/ Michelle Jorge

Minicurrículo dos professores:

Nelson Filice de Barros- Prof. Titular Sociologia da Saúde. Coordenador do LAPACIS.

Renata Cavalcanti Carnevale- Farmacêutica. Doutora em Saúde Coletiva/ FCM/ UNICAMP. Professora no curso de Farmácia na UniFAJ e UniMAX.   Coordenadora Associada do Lapacis.

Michelle Pedroza Jorge- Farmacêutica. Doutora em Clínica Médica/ FCM/ UNICAMP. Coordenadora e professora do curso de Farmácia da UniFAJ e UniMAX.  Coordenadora Associada do Lapacis.

Cristina Tanikawa- Farmacêutica e bioquímica. Especialização em fitoterapia UNYLEYA. Profissional de apoio ao ensino e pesquisa na FCM UNICAMP. Colaboradora voluntária do Espaço Mandala DMA e Lapacis UNICAMP.

Alexandra Christine Helena Frankland Sawaya- Farmacêutica, livre docente em Ciências Farmaceuticas, professora de Farmacognosia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Coordenadores do curso: Nelson Filice de Barros, Michelle Jorge e Renata Carnevale.

Realização: Grupo de Plantas medicinais LAPACIS/ UNICAMP.

Professor(a) responsável: Nelson Filice de Barros.

Investimento do curso: 06 parcelas de R$193,05 ou à vista: R$ 1.158,27. 

Certificado: pela EXTECAMP/ UNICAMP.

Qualquer dúvida, entrem em contato através do email: culturadecuidado@gmail.com ou pelo meu whastapp:  Renata (19) 99833-9099.

Vetores de Ilustração Pintada À Mão Da Planta Do Aloe Vera Da Aquarela  Isolada No Fundo Branco e mais imagens de Babosa - iStockNos siga também no Instagram: @lapacisunicamp

Alecrim