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Coordenação

Prof. Dr. Nelson Filice de Barros (Professor Titular)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Leeds/UK. Atualmente é Professor da Área de Concentração de Ciências Sociais Aplicadas á Saúde e coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Líder do grupo de Metodologia Qualitativa e Sociologia das Medicinas Alternativas, Complementares e Integrativas do CNPQ e vice-líder do grupo Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos e Práticas Complementares e Integrativas do CNPQ. Tem experiência na área de Sociologia da Saúde; Sociologia das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa em Saúde; Ensino das Ciências Sociais na Área da Saúde e Saúde Coletiva.

Grupo Gestor LAPACIS

Profa. Dra. Elaine Marasca Garcia da Costa


Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (1977), especialização em Pneumologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas (1979), especialização em Alergia Respiratória e Fisiopatologia Respiratória pela Universita di Napoli (1981), Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina do Trabalho pela Universidade do Sagrado Coração (1980), Pós-Graduação Lato Sensu em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo (1982), Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina do Tráfego pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre (2003), formação em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (1993), formação em Terapia Biográfica pela Escola Livre de Estudos Biográficos (1998). Pós-doutorado pelo PPPD Programa de Pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP com a Pesquisa "Visão histórico-critica da abordagem da educação nas Conferências Mundiais de Promoção da Saúde"(2021). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Sorocaba com a tese "Saúde na Educação: indícios de congruências entre Salutogênese e Pedagogia Waldorf" (2017). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Sorocaba com a dissertação Da Pedagogia Waldorf à Salutogênese (2004), vice-presidente da LUAAMA Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada (1996 até o momento), vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (2009 -2011), autora do livro “Saúde se aprende, Educação é que cura”, e “Da Pedagogia Waldorf à Salutogênese” (Ed. Antroposófica,2009 3ª edição 2020), coordenadora e docente do curso de pós-graduação Lato Sensu Antroposofia na Saúde da Universidade de Sorocaba (2007-2008), Membro do GPAC Grupo de Pesquisas em Terapias Alternativas e Complementares da Escola de Enfermagem da USP São Paulo (2011 - 2012), membro gestor do LAPACIS Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Diretora Clínica do Lucas Terapeuticum Desenvolvimento Humano, Sorocaba / SP.

 

Profa. Dra. Pamela Siegel


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), doutorado (2010) e pós-doutorado (2014) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É especialista em Psicologia Analítica. Situa-se na interface entre a Psicologia e a Saúde Coletiva, com experiência em psicologia clínica, comunitária e social, e no terceiro setor, atuando principalmente na área das práticas integrativas e complementares (PIC) e pesquisa qualitativa em Saúde. É membro do Grupo Gestor do Lapacis (Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde) do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. Está qualificada para ensino e pesquisa em Saúde Coletiva, Oncologia Integrativa, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, especialmente o Yoga; Cuidados Paliativos, bem como Psicologia na Saúde e Psicologia Analítica. Atua com atendimentos, cursos, workshops a palestras. É autora de inúmeros artigos e principal autora do livro: Yoga, Tradição e Prática Integrativa de Saúde. 2 ed. Campinas: Editora Pontes, 2022. Conteudista do Ministério da Saúde para a temática do Yoga. Membro do "WHO Working Group Meeting on WHO Benchmarks for Training in Yoga", 2019. Membro do NEO - Núcleo de Estudos de Novas Religiões e Novas Espiritualidades, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021-2023), com pós-doutorado na área. Docente do Curso de Formação de Especialistas em Práticas Integrativas em Saúde: Ampliação da Cultura de Cuidado - módulos Yoga e Meditação (2021-2023). Docente e Coordenadora do curso Curso Livre de Yoga: Yoga como Prática Integrativa em Saúde – Bases Teórico-Práticas (2023).

 

Profa. Dra. Renata Cavalcanti Carnevale


Doutora em Saúde Coletiva na área de Ciências Sociais em Saúde em 2018 pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em projeto sobre a Farmácia Viva. Mestra em Ciências Médicas na área de concentração Ciências Biomédicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 2012 (Bolsista FAPESP e CAPES) e especialista em Homeopatia pelo Instituto Lamasson em 2012. Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atualmente é pesquisadora do LAPACIS/ UNICAMP (Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde), coordenadora da Liga de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UNICAMP, coordenadora associada do Grupo de Plantas Medicinais e Fitoterapia/ LAPACIS/ UNICAMP e coordenadora do Grupo de Trabalho técnico de Plantas medicinais e fitoterapia do CRF seccional Campinas/ SP. Trabalhou de 2013 a 2020 como docente das disciplinas de Fitoterapia e Plantas Medicinais, Farmacobotânica, Farmacognosia, Ciências Morfofuncionais, Farmácia social no curso de Graduação em Farmácia do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). De 2019 a 2020 atuou como Assessora da Coordenação do Curso de Graduação em Farmácia da UniFAJ. De 2015 a 2020 atuou como docente responsável pelo Estágio obrigatório do Curso de Farmácia da UNIFAJ e de 2017 a 2020 como coordenadora do Projeto Farmácia Viva UNIFAJ na Interclínicas/ UNIFAJ. Trabalhou de 2003 a 2009 como monitora de pesquisa clínica em indústrias farmacêuticas (Aventis Pharma, Novartis Biociências e Bristol Myers Squibb), em empresas de consultoria na área de pesquisa clínica (PPD, Vigiun). Neste período também trabalhou como assistente de Garantia de qualidade na Medley Indústria farmacêutica. No final de 2009 e início de 2010, trabalhou como coordenadora de centro de pesquisa clínica, no Hospital e Maternidade Celso Pierro, e fez estágio no Hospital Dia da UNICAMP. Trabalhou em Farmácias de Manipulação e Homeopatia em 2012 e 2013.