Projetos em andamento:
Doutorado
1) Aline Virgini Rosa Piccinini
Nome do orientador: Nelson Filice de Barros
Título da tese: O Sofrimento mental dos estudantes de medicina na cultura contemporânea.
Resumo da tese: O sofrimento mental é um problema comum e crescente na contemporaneidade, acometendo também estudantes de medicina do mundo inteiro. O processo de adoecimento pode estar presente desde o primeiro ano da graduação e perdurar até a vida profissional, resultado da sobrecarga das atividades curriculares e extracurriculares. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um Estudo Cultural sobre o sofrimento mental dos estudantes de medicina na cultura contemporânea. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em seis bases de dados: Scopus, Web of Science, Embase, Psycinfo, BVS e Pub Med, nos idiomas inglês, espanhol e português. Após a aplicação dos filtros e a remoção dos artigos duplicados foram identificados 80 artigos sobre o sofrimento mental de estudantes de medicina. Para a análise dos resultados os artigos foram classificados e distribuídos em seis categorias, sendo elas: diagnósticos de sofrimento mental de estudantes de medicina (34 artigos, 42,5% total); processo de aprendizado e sofrimento mental de estudantes de medicina (20 artigos, 25% total); propostas terapêuticas para o sofrimento mental de estudantes de medicina (10 artigos, 12,5% total); qualidade de vida e sofrimento mental de estudantes de medicina (8 artigos, 10% total); uso de internet e sofrimento mental de estudantes de medicina (4 artigos, 5% total); marcadores sociais das diferenças e sofrimento mental de estudantes de medicina (4 artigos, 5% total). Neste estudo foi analisada a categoria diagnóstico de sofrimento mental de estudantes de medicina, que fundamentou a discussão sobre a prevalência de pesquisas sobre o diagnótico de sofrimento mental em estudantes, em detrimento do desenvolvimento de propostas terapêuticas para o cuidado do sofrimento mental dos estudantes nas escolas médicas. Conclui-se que na cultura contemporânea o evento do sofrimento mental de estudantes de medicina tem sido efetivamente diagnosticado e inefetivamente cuidado.
Data de início: 03/2019. Previsão de término: 11/2025
2) Veridiana Noronha Vaccarelli
Nome do orientador: Nelson Filice de Barros/ Coorientador: Gustavo Antônio Raimondi
Título da tese: Yoga para estudantes universitárias (os): uma estratégia de cuidado
Resumo da tese: Introdução: A prática do yoga tem sido disseminada no ocidente como ferramenta terapêutica e de autoconhecimento. É uma prática que aborda a noção de saúde integral, nas dimensões física, mental, emocional, espiritual e social. O yoga valoriza o componente subjetivo das experiências de cada praticante, contribui para melhorar a autopercepção, a fim de entender os processos de saúde-doença-cuidado. Além disto, visa promover novas reflexões e ações individuais e coletivas. No contexto universitário, onde sintomas de sofrimento mental como estresse e ansiedade devido as demandas acadêmicas são comuns, o yoga pode ser uma alternativa poderosa para melhorar a saúde mental das(dos) estudantes. Neste sentido, ao facilitar o fluxo da respiração, a prática de yoga, aliada às técnicas de meditação, pode favorecer o estado de presença e atenção da(do) estudante e favorecer o manejo de tensões. Objetivo: Analisar os efeitos e os sentidos da prática do yoga para o cuidado do sofrimento mental, estresse e qualidade do sono de estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. Metodologia: Foi desenvolvido um Programa de Yoga e Meditação (PYM), dividido em dois ciclos, correspondendo aos dois semestres letivos de 2020, com treze semanas de aulas, cada. Para a coleta das informações as(os) participantes do PYM foram convidados a preencher o Instrumento de Mensuração de Sintomas Médicos Autorrelatados- Measure Yourself Medical Outcome Profile (MYMOP), o Questionário de Autoavaliação- Self Report Questionnaire (SQR-20), a Escala de Sonolência de Epworth e a Escala do Estresse Percepcionado(PSS), antes e depois das 13 semanas de aulas. Além destes instrumentos, foram realizadas entrevistas abertas com as(os) participantes que completaram cada ciclo. Resultados: Os resultados dos instrumentos tiveram uma análise quantitativa descritiva e análise dos resultados qualitativos foi desenvolvida a partir de reflexões autoetnográficas. Os dados mostraram uma redução nos níveis de estresse e ansiedade, uma melhora na qualidade do sono e um aumento no bem-estar geral das(dos) praticantes, após o PYM. Sendo assim, o repertório adquirido com a prática de yoga favoreceu o desenvolvimento de estratégias para lidar com as emoções cotidianas. Conclusão: As intervenções bem estruturadas, desenvolvidas pelo Programa de Yoga e Meditação, possibilitaram um alívio significativo do sofrimento mental das(dos) estudantes, ao mesmo tempo em que ampliaram estratégias de (auto)cuidado. Diante disto, torna-se pertinente defender que as instituições de ensino superior considerem a implementação de práticas de yoga e meditação como programas de promoção de saúde e bem-estar.
Data de início: 03/2019. Previsão de término: 11/2025.
3) Luciana Utsunomiya
Nome do orientador: Nelson Filice de Barros
Título da tese: O cuidado no centro do debate público: uma análise cultural da Política Nacional dos Cuidados (PNC) e o aperfeiçoamento da saúde
Resumo da tese: Introdução: Os estudos sobre cuidado em saúde estão relacionados a um incremento importante no aperfeiçoamento profissional na saúde, lidando com questões problemáticas como a intensa e contínua incorporação de técnicas e tecnologias na saúde. A ausência de debates sobre o cuidado como prática social traz limites para o entendimento em como as melhorias da saúde dependem da ampliação da noção de cuidado na nossa sociedade, relacionado à manutenção e à sustentabilidade da vida, além de uma forma específica de lidar com problemas de saúde. Objetivo: analisar a literatura indexada para identificar aproximações e distanciamentos entre a definição de cuidado adotada pela Política Nacional de Cuidados e a literatura. Metodologia: Foram utilizadas três etapas de investigação, sendo a primeira técnica de coleta da informação a Análise de Conteúdo Temática dos documentos norteadores da Política Nacional de Cuidados; seguida de uma revisão de escopo da literatura e, por fim, analisados sob o arcabouço analítico dos Estudos Culturais em Saúde. Resultados esperados: Ampliar a noção de cuidado no campo da saúde, enquanto prática social ampla e relevante, fundamental na construção de pactos societários e na promoção de melhorias no campo da saúde.
Data de início: 06/2020. Previsão de término: 06/2026.
4) Daniela Droguetti Christovam
Nome dos orientadores: Nelson Filice de Barros
Título da tese: Sentidos de pertencimento de mulheres estudantes de medicina ingressas por políticas de ações afirmativas e ampla concorrência
Resumo da tese: A pesquisa propõe investigar os sentidos de pertencimento entre mulheres estudantes de medicina ingressas por Políticas de Ação Afirmativa (PAA) e por Ampla Concorrência (AC) na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). A partir da perspectiva dos Estudos Culturais e do feminismo negro decolonial, a pesquisa analisa como o pertencimento é construído, tensionado e negociado diante da branquitude como estrutura normativa que regula os espaços de formação médica. A hipótese central é que o pacto da branquitude opera como dispositivo simbólico e institucional que produz exclusões, silenciamentos e formas de sofrimento não reconhecidas pela literatura médica, afetando diretamente a qualidade da permanência e a saúde mental das estudantes cotistas. Trata-se de um estudo qualitativo multimétodos, que articula revisão crítica da literatura, observação participante, entrevistas semiestruturadas, somagrama e aplicação da escala PSSM (Psychological Sense of School Membership), validada para o contexto brasileiro. A análise será conduzida com base nos Estudos Culturais em Saúde, permitindo compreender como os sentidos de pertencimento emergem das relações entre as relações de identidade e diferença no campo de formação médica. A pesquisa busca evidenciar os efeitos da racialização sobre as trajetórias acadêmicas de mulheres negras, pardas, indígenas e brancas, contribuindo para o debate sobre a branquitude, racismo, pertencimento e transformação institucional no ensino médico brasileiro.
Data de início: 03/2024. Previsão de término: 03/2028
5) Elaine Palandi
Nome dos orientadores: Nelson Filice de Barros
Título da tese: Efeitos da prática do Lian Gong entre Praticantes e Não Praticantes que tratam Diabetes Mellitus tipo II na Atenção Primária à Saúde em Campinas/ SP
Resumo da tese: O Lian Gong (LG) é uma prática corporal que tem como base os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Foi criada pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, na década de 1970, com o objetivo de tratar e curar dores e doenças crônicas. A ginástica corporal é considerada uma Prática Integrativa em Saúde (PICS) da MTC e faz parte do rol da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), criada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2006. O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente os efeitos da prática do Lian Gong em pessoas que tratam diabetes mellitus tipo II na Atenção Primária à Saúde em Campinas-SP. A pesquisa foi realizada no ano de 2016. Comparou-se a relação entre a prática do LG com a utilização de medicamentos, com a procura por profissionais de saúde e com a produção de bem-estar autorreferido. Para coleta de dados foi utilizada uma tradução do Measure Yourself Medical Outcome Profile (MYMOP), denominada Instrumento Adaptado Measure Yourself Medical Outcome Profile (IAMYMOP). A análise dos dados permite verificar que pessoas com diagnóstico de diabetes mellitus tipo II que praticam o Lian Gong não o fazem de forma alternativa e, sim, complementar às práticas de cuidado biomédico. As características sociodemográficas de praticantes e não praticantes apresentam muitas semelhanças, prevalecendo, idades acima de 50 anos, predomínio de brancos e pardos, casados, católicos, com ensino fundamental e renda familiar de até 2 salários-mínimos. Observaram-se diferenças em relação ao sexo, em que há o predomínio de mulheres no grupo de praticantes em relação ao grupo de não praticantes, e ocupação, pois entre os praticantes predominam donas de casa/do lar e entre não praticantes predominam aposentados. Também, foi possível identificar que os praticantes utilizam mais práticas não biomédicas no cuidado à saúde em relação ao grupo de não praticantes. Além disso, observou-se que a retirada da medicação por conta própria e o esquecimento do uso de medicamento é maior no grupo de não praticantes.
Data de início: 2019. Previsão de término: 11/2025.
6) Gracielle Soares da Silva Ruas
Nome do orientador: Nelson Filice de Barros
Título da dissertação/ tese: PESSOAS EM TRATAMENTO DO CÂNCER: QUALIDADE DE VIDA,
RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE
Data de início: 2019 . Previsão de término: 2025
7) Thabata Cristina Rosa Negrete
Nome dos orientadores: Antonio Rodrigues Ferreira Júnior
Título da tese: Saúde da mulher e as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas: complexidades e potências à luz dos Estudos Culturais
Resumo da tese: A pesquisa investiga as complexidades culturais, epistemológicas e políticas que atravessam a produção de conhecimento sobre as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) na saúde da mulher, analisando como seus sentidos são construídos, disputados e legitimados no campo científico. Fundamentada nos Estudos Culturais e no modelo do Circuito de Cultura, adota abordagem qualitativa e exploratória, com entrevistas semiestruturadas a pesquisadores(as) da área, selecionados por amostragem intencional e “bola de neve”. A análise temática, articulada às seis esferas do Circuito de Cultura, permitirá compreender tensões e estratégias de legitimação, evidenciando como modos de pesquisar influenciam modos de cuidar. Ao reconhecer a pluralidade de saberes e as trajetórias de marginalização tanto da saúde da mulher quanto das MTCI, o estudo busca contribuir para práticas de cuidado mais integrais, emancipatórias e sensíveis às dimensões subjetivas, culturais e comunitárias, fortalecendo a justiça epistêmica e o compromisso com uma saúde plural e inclusiva.
Data de início: 03/2024. Previsão de término: 03/ 2028
Projetos já concluídos:
Mestrado
José Luiz Mixtro. O cuidado do homem idoso homossexual: revisão sistemática da literatura. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Marília Cintra. As pontes entre as terceiras margens- um estudo sobre as experiências de Extensão Universitária com Práticas Integrativas e Complementares. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Elaine Palandi. Análise comparativa dos efeitos da prática do Lian Gong entre praticantes e não praticantes que tratam diabetes mellitus tipo II na Atenção Primária à Saúde em Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Aline Piccinin. Efeitos da prática de Movimento Vital Expressivo na saúde de estudantes universitários. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Daniela Cristina Arengui. Cuidado Nutricional: Percepção dos Pacientes e Cuidadores em Cuidados Paliativos de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia da Rede Pública de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Rosana Oliveira Curti Fontana. Sentidos atribuídos aos cuidados paliativos por profissionais da saúde, pacientes oncológicos e familiares. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Arcilia Oliveira de Lima. Práticas corporais: biossociabilidade e autonomia. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Cecília Muzetti de Castro. Yoga e doenças crônicas: inovações no cuidado do câncer e do diabetes. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Cristiane Spadacio. Os sentidos de práticas terapêuticas convencionais e não convencionais no tratamento do câncer. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Daniela Christovam. O Uso de Praticas Integrativas e Complementares para o Tratamento da Síndrome do Estresse Pos Traumatico pelas Forças Armadas. Início: 2017. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Janaína Alves da Silveira Hallais. Sociabilizando na prática: a sociabilidade entre usuários de práticas integrativas corporais na atenção primária. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Janir Coutinho Batista. A doença como devir: microfendas que se abrem para o conhecimento de si e possibilidades de reconfigurações na vida do sujeito. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Márcia Cristina Soares de Oliveira. Grau de Visibilidade das Práticas Integrativas Corporais nas Unidades Básicas de Saúde na Cidade de Campinas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Maria Renata Furlanetti. Pratica do yoga e mudanças de comportamento: revisão sistemática da literatura. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Marisa Corrêa Christensen. O ensino de Medicinas Alternativas e Complementares em Escolas Médicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Michele Mazzocato Bonon. Saúde Mental, Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Octávio Augusto Contatore. O cuidado em saúde: produção de conhecimento e busca de significados. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Pedro Mourão Roxo da Motta. Aplicação das técnicas de Reiki, toque terapêutico e healing touch na pessoa com câncer: revisão sistemática da literatura. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Co-Orientador: Nelson Filice de Barros.
Thais da Cunha Gomes. Autocuidado e Práticas Integrativas e Complementares. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Wânia Maria Papile Galhardi. A formação do médico homeopata na Faculdade de Medicina de Jundiaí: uma prática de ensino no SUS. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Doutorado
Flávia Liparini. Cultura biomédica e alternativa da sexualidade e saúde sexual no campo da saúde. Início: 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.Orientador: Nelson Filice de Barros
Gustavo Antonio Raimondi. Corpos que (não)importam na prática médica: uma autoetnografia sobre os desafios do cuidado em saúde das pessoas trans.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
Janaína Alves da Silveira Hallais. "Pode o subalterno falar?": os sentidos da oferta de Lian Gong por Agentes Comunitários de Saúde. Início: 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Maria Salete Franco Rios. Fonoaudiologia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Região Metropolitana de Campinas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
Octávio Augusto Contatore. Cuidado, acupuntura e atenção primária à saúde: conceitos em construção e correlação. Início: 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
Flávia do Carmo Ferreira. O Ensino de Ciências Sociais na Graduação em Saúde Coletiva. Início: 2015. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Otacílio Batista de Sousa Netto. A presença e o papel das Ciências Sociais na Graduação de Odontologia no Brasil. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Co-orientador: Nelson Filice de Barros.
Valéria Camargo de Lacerda Carvalho. Ensinando Ciências Sociais no Curso de Medicina: estudo de caso em uma escola com currículo inovador. Início: 2015. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
Veridiana Noronha Vaccarelli. Yogaterapia para estudantes universitários: Uma estratégia de desenvolvimento de autocuidado. Início: 2019. Doutorado em clínica médica. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Andrea de Vasconcelos Gonçalves. A prática de yoga em mulheres com endometriose . Início 2016. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) – Universidade Estadual de Campinas. Coorientador: Nelson Filice de Barros.
Antonio Rodrigues Ferreira Júnior. Profissionalização invisível: formação e trabalho de doulas no Brasil. Início: 2015. Tese (Doutorado em Saude Coletiva) - Faculdade de Ciencias Medicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Camila da Silva Gonçalo. Habilitação e uso das Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Cristiane Spadacio. As medicinas tradicionais, alternativas e complementares como marcadores de diferenciação social. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Juliana Pasti Villalba. Perfil profissional dos cirurgiões-dentistas e o Sistema Único de Saúde: uma reflexão sobre a capacitação para a prática na atenção básica. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, . Co-Orientador: Nelson Filice de Barros.
Leandra Sousa. Acupuntura no Sistema Único de Saúde? Realidade e Perspectivas. Início: 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Co-orientador: Nelson Filice de Barros.
Marcia Aparecida Padovan Otani. Comunicação entre profissionais de saúde e paciente: percepções de mulheres com câncer de mama. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Pâmela Siegel. Yoga e Saúde: o desafio da introdução de uma prática não-convencional no SUS. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Saude Coletiva) - Faculdade de Ciencias Medicas/Unicamp. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Paula Cristina Ischkanian. Homeopatia e Pesquisa-Ação no SUS. Início: 2016. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo. Co-orientador: Nelson Filice de Barros.
Renata Cavalcanti Carnevale. Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde do Brasil: Fronteiras em movimento. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Nelson Filice de Barros.
Thaís Adriana Cavalari. Yoga: Caminho Sagrado. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Nelson Filice de Barros..
Wania Maria Papile Galhardi. A Oferta da Homeopatia no SUS dos Municípios de São Paulo: diferentes atores e distintas institucionalizações.. 2010. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Filice de Barros.