campanha

tp-pos

Exame de qualificação

Exame de qualificação

Nos termos do artigo 12, itens VIII e IX, do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Universidade Estadual de Campinas, informamos os procedimentos para a solicitação de exame de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.


Sugerimos que o exame de qualificação do curso de mestrado ocorra com antecedência de 3 (três) meses do prazo de integralização ou da previsão da defesa. Para o curso de doutorado, sugere-se antecedência de 6 (seis) meses.

O discente reprovado no exame de qualificação poderá solicitar novo exame, sendo desligado do curso em caso de segunda reprovação (artigos 39 e 49 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp).

AUTORIZAÇÕES ÉTICAS

x

Enquanto o item Autorizações Éticas não for validado no SIGA/DAC pelo orientador e pela Comissão do Programa, não será possível solicitar a qualificação. Leia mais.

PASSO 1: INDICAÇÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA

O(a) orientador(a) deve enviar ao Coordenador do Programa um e-mail solicitando a composição de banca para o exame de qualificação do(a) aluno(a), contendo nome completo do(a) aluno(a)número do RA, título da qualificação, e sugestão de 6 (seis) integrantes para compor a banca de qualificação:

  • Os integrantes deverão ser professores ou pesquisadores com, no mínimo, título de doutorado;
  • O presidente da Comissão Examinadora deve, necessariamente, ser membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação da Farmacologia;
  • Os integrantes não deverão ser coautores de trabalhos publicados pelo discente;
  • Um dos membros da Comissão Examinadora de Exame de Qualificação deverá necessariamente participar da Comissão Examinadora de Defesa (membro-memória).

O Coordenador consultará a Comissão do Programa quanto à composição de banca proposta. Os dois integrantes mais votados serão indicados como titulares, e os menos votados como suplentes. A Comissão pode também indicar integrantes não sugeridos pelo(a) Orientador(a).

O coordenador informará a composição final da banca aprovada por e-mail ao(à) Orientador(a) e ao(à) discente.

Em seguida, deve entrar em contato com os membros da banca, incluindo os suplentes, e agendar a data e horário.

PASSO 2: AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Os exames de qualificação podem ser realizados integralmente à distância, hibrido ou presencial.

Apenas após ter a data marcada, o aluno deve fazer, com 30 dias de antecedência, a solicitação de exame de qualificação do sistema SIGA.

Em caso de dúvidas, consulte o tutorial da DAC.

A solicitação deve ser aprovada pela secretaria do Programa e pelo(a) Orientador(a). Em seguida, a Secretaria enviará, por e-mail, as cartas-convite e maiores instruções para o exame de qualificação.

PASSO 3: ELABORAÇÃO DO ROTEIRO PARA QUALIFICAÇÃO

O discente deve entregar o roteiro da qualificação impresso e/ou por e-mail a todos Membros Titulares e Suplentes da Comissão Examinadora com 15 dias de antecedência. O roteiro deverá acompanhar a carta-convite fornecida pela Secretaria e, no caso de doutorando, cópia do Currículo Lattes.

O roteiro deverá conter, como anexo, para avaliação da comissão examinadora, uma cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEUA, CEP* ou PatGen, ou dispensa do TCLE) aprovado pelo(a) orientador(a) no SIGA.

*Não somente a página de aprovação pelo CEP, mas informações detalhadas do projeto, constando a equipe participante em que conste o nome do aluno, em documento extraído da Plataforma Brasil.

A apresentação do Exame de Qualificação deve ter duração de até uma hora. Consulte abaixo o arquivo Normas do Exame de Qualificação.