A solicitação da Defesa deverá ser feita pelo aluno, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica:
https://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes
*A solicitação deverá ser feita com 60 dias de antecedência e a sala deverá ser previamente agendada pelo aluno.
Requisitos para solicitação de defesa:
- Para o Mestrado:
Ter cumprido todos os créditos que integram a estrutura curricular do curso/área, bem como as exigências da SC421;
Aprovação no Exame de Qualificação;
Assistir a 4 defesas e comprovar o envio de 1 artigo para publicação (Formulário de participação em defesa - clique aqui)
Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 - informações em <https://www.fcm.unicamp.br/fcm/biblioteca/noticias/turnitin-na-pos-graduacao-fcm>
- Para o Doutorado:
Ter cumprido todos os créditos que integram a estrutura curricular do curso/área, bem como as exigências da SC521;
Aprovação no Exame de Qualificação;
Assistir a 4 defesas e comprovar o aceite de 1 artigo para publicação; (Formulário de participação em defesa - clique aqui)
Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019, informações em https://www.fcm.unicamp.br/fcm/biblioteca/noticias/turnitin-na-pos-graduacao-fcm
* Casos excepcionais de não submissão/aceite da publicação de artigo deverão ser tratados juntamente entre aluno, Orientador e Comissão do Programa e estarão sujeitos a aprovação para que ocorra defesa.
Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica
- Após a verificação dos critérios para composição da banca examinadora, cabe ao Orientador/Aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.
- Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
- Verificar com a secretaria do curso se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.
- Caso seja necessário o pagamento de ajuda de custo, deve-se encaminhar, além da Ficha de Cadastro de Membros Externos , uma cópia digitalizada dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conta bancária.
- Se houver necessidade de compra de passagem aérea para algum dos membros externos da banca, o Formulário de Solicitação de Passagem Aérea preenchido deve ser enviado à secretaria por e-mail, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa.
Composição de Comissão Examinadora de defesa
Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui
Outras orientações:
Os co-autores do trabalho científico e os coorientadores não poderão participar da Comissão Julgadora nem como titular nem como suplente (norma geral da Universidade). Também não poderão fazer parte da banca pessoas que possuam algum grau de parentesco com o aluno ou com o orientador.
O coorientador terá o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação/Tese e na Ata de defesa e na impossibilidade de participação do orientador na banca examinadora, este será substituído pelo Coorientador.
A inclusão de coorientadores no Sistema SIGA só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. Esta solicitação é de responsabilidade integral do orientador/aluno que deverá providenciá-la com antecedência mínima de 30 dias.
- Banca Examinadora do Mestrado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SC os nomes de três membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp, ou dois membros externos) e dos dois suplentes (um externo e um interno ou os dois externos).
- Banca Examinadora do Doutorado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SC os nomes de cinco membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros internos, ou um membro interno e três membros externos ou os quatro membros externos) e dos três suplentes (um interno se houver na banca e dois externos ou os três externos).
Os docentes indicados devem ter produção científica compatível com a exigida para o credenciamento no programa (pelo menos 3 artigos com fator de impacto maior que 1, nos últimos 3 anos).
O aluno deverá contatar os membros da Banca Examinadora sobre a disponibilidade de data e horário, entregar os convites para participação na Banca e providenciar todo o material audiovisual a ser utilizado durante a apresentação do trabalho (caso não tenha disponível na sala agendada).
O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes) juntamente com a carta-convite emitida pela secretaria do programa.
ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as defesas e não será permitido a realização de coffe break no Anfiteatro da CPG/FCM.
Solicitação de Defesa – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica
Para solicitar a defesa, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica), com antecipação de pelo menos 60 (sessenta) dias da data marcada para defesa.
Uma vez logado, acesse o menu Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Teses.
Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos. No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.
Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de defesa confira o passo a passo no Manual da DAC.
APÓS INSERIR TODOS OS DADOS, O ALUNO DEVE ENVIAR O PEDIDO DE DEFESA, PARA QUE POSSA SER PROCESSADO PELA SECRETARIA E VALIDADO - sem o envio não será possível dar andamento no processo e os documentos não serão gerados.
Atenção: todos os dados solicitados no preenchimento são obrigatórios e serão validados por três instâncias: secretaria, orientação e coordenação geral, respectivamente. Uma validação sucede a outra e o aluno só terá sua solicitação de defesa efetivada uma vez que for validada por todos.
Caso haja alguma inconsistência na solicitação de defesa, o aluno será comunicado para correção por e-mail e também por sua área de aluno no SIGA, portanto, esteja atento a esses contatos.
Após aprovação da defesa no sistema, a secretaria irá encaminhar as cartas convite dos membros da banca para o e-mail do aluno, não sendo necessário retirar documentos físicos na secretaria de pós-graduação.
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