CCI participa de teste de drogas da ONU

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 20/07/2016 - 15:10

O laboratório de toxicologia do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) participou de um ensaio de proficiência em análise de drogas em material biológico das Nações Unidas (ONU). O CCI recebeu quatro amostras de urina com substâncias usadas em assaltos ou estupros ou que causam alucinações. O acerto nos testes nas amostras foi de 100%.

“Acertamos todas as substâncias que estavam presentes nas amostras, inclusive apontamos uma que não continha nenhuma droga. Esse exercício já é feito pelos laboratórios policiais aqui do Brasil, porém em laboratórios que prestam assistência hospitalar em toxicologia é a primeira vez no país”, revelou o farmacologista do CCI Rafael Lanaro.

O contato da United Nations Office for Drug and Crime (UNODC) com o CCI ocorreu por meio do professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, José Luiz da Costa. Antes de iniciar sua carreira na Unicamp e no CCI, José Luiz era o coordenador do Laboratório de Toxicologia Forense da Polícia Científica de São Paulo, que já participa do ensaio da UNODC.

“As amostras foram liofilizadas e despachadas para o CCI da sede da UNODC, em Viena, Áustria, por transportadora aérea direta. Entre o recebimento das amostras e liberação do resultado para a ONU, levamos apenas dois dias, um recorde. Ao todo, três farmacêuticos, dois alunos de aprimoramento em toxicologia analítica e um docente do CCI participaram da análise”, revelou José Luiz.