Alunos de cinco cursos da Unicamp participam de integração na FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 13/03/2017 - 14:38

Os calouros dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia e Educação Física participaram de uma atividade de integração entre os cinco cursos da Unicamp, no dia 9 de março, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A atividade, denominada interdisciplinaridade na área da Saúde, teve a participação especial das professoras Márcia Maria Strazzacappa Hernandez e Soely Aparecida Jorge Polydoro, ambas da Faculdade de Educação.

Dona Clotilde, personagem criada por Márcia Strazzacappa, foi quem recepcionou os alunos. Ela contou quando e como começou a trabalhar como faxineira na Unicamp. No seu currículo, dona Clotilde passou por diversas faculdades, institutos e hospitais até chegar ao auditório da FCM. Entre risos e situações pitorescas, ao som de música Carinhoso, canta em pé por todos que participaram da integração, ela se despediu, arrancando aplausos.

“Muitas das falas da personagem foram retiradas de situações que eu vi e outras encomendadas. Ao provocar o riso, dona Clotilde leva a refletir sobre situações reais das relações humanas. A Universidade é plural. As instituições são feitas por pessoas – que somos nós – e temos o poder de transformá-la”, revelou Márcia, que também é coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Unicamp.

O evento foi organizado e promovido pelas coordenadorias dos cursos de Graduação em Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia e Educação Física da Unicamp.