Calendário mundial da 'Voz' e da 'Conscientização do Ruído' tem programação intensa na FCM

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 26/04/2017 - 15:54

No dia 16 de abril será comemorado o Dia Mundial da Voz e, no dia 26 de abril, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Pensando na relevância das datas, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por intermédio do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Centro de Pesquisas e Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (Cepre), organiza intensa programação de comemoração na semana de 24 a 27 de abril, com atividades no campus da Unicamp, em Campinas, e em diversos bairros da cidade.

Programação
(grade de horários de locais das ações)

24/04 e 28/04: Atividades na Unicamp: HC e Cepre, envolvendo alunos do terceiro e quarto anos de Fonoaudiologia. Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os usuários, funcionários e docentes dos locais-alvo .  Os temas abordados são: funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).

25/04: Ações nos Centro de Saúde da rede SUS Campinas: CS São Marcos, Jardim Eulina, São Quirino e CEREST, envolvendo alunos do terceiro ano de Fonoaudiologia. Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população dos territórios visitados com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os moradores e usuários da rede SUS, além de funcionários. Os temas abordados são : funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).  As ações são direcionadas a partir da demanda  e especificidades de  cada Centro de Saúde

26/04: Ações na Unicamp: Faculdade de Ciências Médicas (Legolândia, CECOM, Salas de Informática, bolsões de estacionamento). Essa atividade tem como foco a orientação e conscientização da população/frequentadores do campus (alunos, funcionários, docentes, acompanhantes) com relação aos aspectos importantes relacionados aos cuidados em saúde vocal e auditiva. As ações envolvem o contato dos alunos envolvidos com os usuários, funcionários e docentes dos locais-alvo .  Os temas abordados são : funcionamento do trato vocal e sistema auditivo, cuidados com a voz e  uso abusivo da voz (lazer ou uso ocupacional), cuidados em saúde vocal e sinais sugestivos de alteração e que necessitam da procura de uma avaliação profissional como a rouquidão, dor ou incômodo ao falar. Com relação a audição, a campanha aborda os malefícios da exposição ao ruído, a partir de informações sobre o que é o som, os níveis de ruído aceitáveis, cuidados em saúde auditiva como o uso de equipamentos de proteção sonora individual , uso adequado de fones de ouvidos ou outros hábitos de lazer, estratégias de prevenção e cuidados em saúde auditiva (uso correto do cotonete e principais queixas auditivas que necessitam de avaliação médica).

27/4: Ações no Território do Saúde São Marcos (Centro de Saúde, escolas, ONGs) e escolas do município de Campinas, envolvendo alunos de segundo e quarto anos de Fonoaudiologia. Nesse dia, em parceria com a Escola Estadual Dona Castorina Cavalheiro, serão realizadas duas atividades específicas voltadas a orientação e conscientização de professores e escolares com relação aos cuidados em saúde vocal e auditiva : palestra dialogada com os professores , direção e coordenação pedagógica a respeito do uso da voz como instrumento de trabalho do professor, cuidados a serem tomados na prevenção de alterações vocais específicas e sinais e sintomas a serem observados como necessidade de avaliação médica. Paralelamentea esta atividade, ocorrerá a intervenção em duas salas de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental , e  o foco dessa atividade será a orietanção.  conscientização  e informação aos escolares, de forma lúdica e interativa, sobre a audição : como funciona  o sistema auditivo humano, o que é uma vibração sonora , prejuízos causados pelo ruído e estratégias de prevenção das perdas auditivas induzidas pelo ruído e zumbido. Tais estratégias (proteger seus ouvidos, afastar-se da fonte sonora ou diminuir a intensidade do som) serão ensinadas a criança a partir de estratégias com o uso de diapasões, bexigas, figuras e maquetes.

Organização

Ana Carolina Constantini
Helenice Yemi Nakamura
Maria Isabel Amaral

...

Data

27 de Abril de 2017

a partir das 08:30 às 17:30

...

Local

Campinas/Unicamp/Centros de Saúde
Mapa da FCM