Qualificações e Defesas - Detalhes

Antibioticoprofilaxia pré-operatória e infecções do sítio cirúrgico nas cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior: uma revisão sistemática e metanálise.

Candidato(a): Gabrielle Avelar Negri
Orientador(a): Rodrigo Goncalves Pagnano



Apresentação de Defesa
Curso: Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica
Local: ANFITEATRO COMISSÃO DE PÓS GRADUAÇÃO FCM-Unicamp.
Data: 29/04/2024 - 09:00 hrs
Banca avaliadora
Titulares
Rodrigo Goncalves Pagnano - Presidente
Alberto Cliquet Junior
José Batista Volpon - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
Suplentes
Guilherme Grisi Mouraria
João Carlos Nakamoto - Universidade de São Paulo

Resumo


Introdução: Dentre as complicações precoces das cirurgias das mãos, as infecções do sítio cirúrgico (ISC) são as mais frequentes. Contudo, ainda hoje, as indicações para a antibioticoprofilaxia nas cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior permanecem incertas. Assim, por meio de uma revisão sistemática da literatura e metanálise, esta Pesquisa se propôs a investigar o impacto dos antimicrobianos pré-operatórios na prevenção das ISC nesta classe de cirurgias.

Métodos: A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, PMC/Pubmed, Web of Science/Clarivate Analytics, Embase/Elsevier, Scopus/Elsevier, BVS/Lilacs e Cochrane Library, sem restrição de idioma ou data de publicação. O desfecho primário investigado foi a ocorrência de ISC após as cirurgias eletivas, limpas e de tecidos moles da mão e do membro superior conforme a administração de antibioticoprofilaxia pré-operatória e de nenhuma profilaxia medicamentosa. As cirurgias que contaram com a realização de procedimentos ósseos simultâneos ou com o uso de implantes ortopédicos foram excluídas. A seleção dos artigos e a extração dos dados foram realizadas independentemente por dois revisores, tal e qual a avaliação do risco de viés, que contou com o auxílio das ferramentas RoB 2.0 e ROBIS-I. A magnitude do efeito da intervenção foi estimada pelo risco relativo (RR) e a metanálise foi executada nos softwares Review Manager e R por meio do modelo de efeitos aleatórios de Mantel-Haenszel, admitindo um intervalo de confiança (IC) a 95 e valor p≤0,05 estatisticamente significativo. O nível de qualidade das evidências encontradas foi determinada pelo GRADE.

Resultados: A busca inicial recuperou 1.175 títulos, tendo sido doze artigos incluídos na revisão sistemática e dez na metanálise, a maioria deles estudos de intervenção não randomizados com moderado risco de viés. Demonstrou-se, com um baixo nível de qualidade da evidência, que a antibioticoprofilaxia pré-operatória não impactou na incidência das ISC (RR=1,13; IC95 :0,91-1,40; p=0,28). A heterogeneidade estatística foi moderada (I2=44 ) e a análise de sensibilidade pré-especificada reforçou a consistência dos resultados observados.

Conclusões: Apesar de estes resultados irem ao encontro das evidências individuais dos estudos primários incluídos nesta Pesquisa, considerando o valor p≤0,05 estatisticamente significativo, nenhuma conclusão pode ser extraída a partir da análise quantitativa combinada dos dados obtidos.

Nível de evidência: Nível 2

Registro PROSPERO: CRD42023417786.

Palavras-chave: Antibiotic Prophylaxis, Premedication, Upper Extremity, Postoperative Complications, Surgical Wound Infection, General Surgery